O gosto pelo mundo: a globalização da cultura apreendida pelo cosmopolitismo estético-cultural dos jovens na França

Autores

  • Vincenzo Cicchelli Université Paris Descartes (Paris/FR)
  • Sylvie Octobre

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n28p167-190

Palavras-chave:

Globalização da cultura, Cosmopolitismo, Juventude, Consumo cultural e imaginário

Resumo

Alguns produtos culturais globais contribuem para a construção de uma representação de um mundo, por vezes, plural - em virtude da diversidade de produtos que circulam internacionalmente - e unificado por certas referências culturais. Oriundas de composições geracionais multiculturais, e sensíveis às injunções de mobilidade (turística, estudantil e/ou profissional), os jovens são atores ativos neste processo de globalização dos produtos culturais. Neste artigo nos interrogaremos sobre os papéis do consumo e dos imaginários culturais na emergência de uma relação cosmopolita com o mundo. Aqui, o conceito de cosmopolitismo estético-cultural é mobilizado para analisar, além dos fenômenos de internacionalização dos repertórios de consumo, as mutações provenientes dos consumos culturais, que têm um impacto na apreensão da alteridade etno-nacional. Assim, distinguimos cinco configurações para o cosmopolitismo estético-cultural entre os jovens. Este último, portanto, constitui um continuum antes de ser um tipo-ideal, que serviria de padrão para mensurar o cosmopolitismo: em graus, combinações, ordenações diversas, formas “impuras” observadas, alimentadas tanto pelas experiências estéticas e culturais, quanto pelas relações simbólicas com o mundo, seus objetos e representações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vincenzo Cicchelli, Université Paris Descartes (Paris/FR)

Doutor em Sociologia. Professor na Université Paris Descartes (Paris/FR) e pesquisador vinculado ao Groupe d’Etude des Méthodes de l’Analyse Sociologique de la Sorbonne - GEMASS (Paris IV-CNRS). vicenzo.cicchelli@msh-paris.fr.

Sylvie Octobre

Doutora em Sociologia. Pesquisadora no Département des Etudes, de la Prospective et des Statistiques (DEPS) do Ministério da Cultura e da Comunicação, e pesquisadora associada ao GEMASS (Paris IV-CNRS).
sylvie.octobre@culture.gouv.fr.

Downloads

Publicado

2017-07-21

Como Citar

Cicchelli, V., & Octobre, S. (2017). O gosto pelo mundo: a globalização da cultura apreendida pelo cosmopolitismo estético-cultural dos jovens na França. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 14(28), 167–190. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n28p167-190

Edição

Seção

DOSSIÊ: Cultura Popular Hoje