Criatividade e tradição no campo das culturas populares

Autores

  • Edson Farias Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n28p41-72

Palavras-chave:

Tradição, Criatividade, Campo das culturas populares, Samba, Desfile de Escola de Samba

Resumo

A argumentação atenta para a disjunção estrutural estabelecida entre as ideias-valores autenticidade e criatividade, no campo das culturas populares. Examina as linhas sócio-históricas que deixam ver o desenho de uma dinâmica na qual os efeitos da diáspora negro-africana no Brasil, relativa ao regime da escravidão, informam a composição do campo das culturas populares, sendo este último definido pela maneira como a forma estética do popular se constitui a partir do drama ontológico e estrutural relativo à tensão entre a permanência
da autoridade comunal e a interferência intencionada das agências individuais.
Focaliza o gênero “Desfile das Escolas de Samba” inscrito nesse campo social. Observa como contracenam os apelos continuados às matrizes afro-brasileiras do samba, que confeririam autenticidade aos fazeres lúdico-artísticos do evento-concurso festivo Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, e as ênfases postas nos conceitos de criatividade e inovação como núcleos semânticos do aprimoramento da gramática técnico-estética dessa festa-espetáculo.

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Publicado

2017-07-21

Como Citar

Farias, E. (2017). Criatividade e tradição no campo das culturas populares. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 14(28), 41–72. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n28p41-72

Edição

Seção

DOSSIÊ: Cultura Popular Hoje