MOBILIDADES AFRICANAS EM SERGIPE: discursos e práticas de solidariedades e diferenças

Autores

  • Frank Marcon Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Aline Ferreira da Silva
  • Daniela Moura Bezerra
  • Williams Souza Silva

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e analisar os discursos e as práticas de identidade e diferença produzidas pelos africanos, libertos ou cativos, em Sergipe, no século dezenove. O foco do trabalho está, porém, nos africanos ditos de "nação". Nosso interesse é identificar e analisar os discursos de identidade e diferença produzidos por estes africanos a partir de documentos como testamentos e inventários, para que possamos perceber como, quais e em que situações emergem referenciais de identidades. A partir daí interessa-nos percebermos suas práticas de redes de solidariedade e quais as táticas que eles utilizavam para consolidar suas redes de relações próprias, a partir de suas concepções sociais ideais e suas expectativas de vida.

Palavras-chave: Africanos no Brasil. Identidades. Solidariedades. Mobilidades. Táticas. Sergipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frank Marcon, Universidade Federal de Sergipe - UFS

É professor adjunto na área de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenador do Mestrado em Antropologia, da UFS.

Downloads

Publicado

2010-05-07

Como Citar

Marcon, F., da Silva, A. F., Bezerra, D. M., & Silva, W. S. (2010). MOBILIDADES AFRICANAS EM SERGIPE: discursos e práticas de solidariedades e diferenças. Revista Pós Ciências Sociais, 6(12). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/66