Promessas para a cidade em tempo de campanha eleitoral

Autores

  • Irlys Alencar F. Barreira UFC

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p53-75

Palavras-chave:

Promessas, Discurso, Cidade, Campanha eleitoral

Resumo

A proposta do artigo é analisar a formulação de promessas ocupando um lugar significativo no discurso político, notadamente nas eleições municipais em Fortaleza. As promessas de candidatos, feitas de modo explícito ou denegado, apresentam representações e disputas simbólicas baseadas em projeções sobre a cidade. Pensando o “tempo da política” como um “tempo de promessas”, o artigo busca verificar o acionamento de classificações e discursos nativos que se interpõem na ocasião em que aspirantes a cargos de representação disputam credibilidade e bens simbólicos de reconhecimento, fundamentados no que supostamente farão por seus eleitores. O artigo explora as modificações mais recentes do estatuto da promessa, verificando seu lugar no jogo político; registra as tentativas de construção de veracidade do prometido, por meio de amparo jurídico, e as exigências para o seu cumprimento, direcionando a perspectiva prática de cobrança e a existência de outros significados, que vêm deslocando ou ampliando o sentido do ato de prometer. A tentativa de equivalência entre promessa, programa, proposta e projeto, de modo a retirar da primeira sua condição de incerteza e afirmar a obrigatoriedade de sua efetivação, constitui um dos exemplos de ampliação do sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irlys Alencar F. Barreira, UFC

Doutora em sociologia e Professora Titular de sociologia, Programa de Pós-graduação em Sociologia e Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Ceará (UFC/Fortaleza/CE/BR).

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

Barreira, I. A. F. (2017). Promessas para a cidade em tempo de campanha eleitoral. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 14(27), 53–75. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p53-75

Edição

Seção

DOSSIÊ: Antropologia, Política e Estado