ESTRATÉGIAS, LIMITES E POSSIBILIDADES PARA O INGRESSO NUMA INDÚSTRIA DE ALUMÍNIO

Autores

  • Antonio Marcos Gomes
  • Marcelo Sampaio Carneiro Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

O artigo discute as possibilidades de inserção profissional numa indústria metalúrgica, buscando compreender como o processo de reestruturação produtiva vem afetando a configuração da oferta de empregos industriais. Analisa as estratégias utilizadas pelos candidatos ao cargo de operador para obter um posto de trabalho nessa indústria, tomando como referência a investigação de suas trajetórias sociais, os investimentos educacionais realizados e os percursos profissionais percorridos. A partir do cruzamento das caracteristicas das trajetória desses candidatos, dos limitantes do mercado de trabalho regional e da natureza do emprego industrial aponta para as dificuldades da inserção num emprego metalúrgico numa região de baixa densidade industrial.

Palavras-chave: Inserção profissional; Indústria metalúrgica; Mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Marcos Gomes

É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tendo sido bolsista do Convênio entre CAPES/FAPEMA.

Marcelo Sampaio Carneiro, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

É doutor de Ciências Humanas (Sociologia) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Professor do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Sociedade (GEPTS), da UFMA.

Downloads

Publicado

2010-05-07

Como Citar

Gomes, A. M., & Carneiro, M. S. (2010). ESTRATÉGIAS, LIMITES E POSSIBILIDADES PARA O INGRESSO NUMA INDÚSTRIA DE ALUMÍNIO. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 6(12). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/62