USO E PROTEÇÃO AMBIENTAL NO LITORAL ATLÂNTICO AMAZÔNICO: em debate práticas e saberes em unidades de conservação

Autores

  • Maria José da Silva Aquino Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Benilde de Nazaré Lamareira Rosa

Resumo

Neste trabalho, aborda-se a participação de cientistas, de pescadores e de outros segmentos sociais locais bem como de seus saberes no processo de criação da Área de Preservação Ambiental da Costa de Urumajó, no Pará. O objetivo é discutir as condições em que se operam iniciativas tomadas pelo poder público concebidos, pelo saber científico, como ambientalmente sustentáveis em contraposição à ameaça de práticas extrativistas e de pesca danosas ao ecossistema do qual depende a renovação dos recursos pesqueiros. É suposto, entre outros, que essa política ambiental objetiva-se mais como imposição do que como reivindicação de movimentos sociais locais organizados em torno da garantia de melhores condições de vida e trabalho. No entanto, pergunta-se quais possibilidades de aprendizagem de novas referenciais territoriais e de organização de ação local na direção da efetiva participação das pessoas afetadas por estes processos.

Palavras-chave: Pescadores artesanais. Saberes. Sustentabilidade. Uso dos recursos naturais. Unidade de conservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José da Silva Aquino, Universidade Federal do Pará - UFPA

É doutora em Ciências Humanas (Sociologia) pelo PPGSA/IFCS/UFRJ. Professora da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPA.

Benilde de Nazaré Lamareira Rosa

É socióloga, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPA.

Downloads

Publicado

2010-05-07

Como Citar

Aquino, M. J. da S., & Rosa, B. de N. L. (2010). USO E PROTEÇÃO AMBIENTAL NO LITORAL ATLÂNTICO AMAZÔNICO: em debate práticas e saberes em unidades de conservação. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 6(12). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/61