A PRESENÇA DO GADO EM RESERVAS EXTRATIVISTAS: algumas reflexões

Autores

  • Mariana Ciavatta Pantoja Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Eliza Lozano Costa
  • Augusto Postigo

Resumo

As Reservas Extrativistas foram criadas tendo por objetivo a conservação ecológica e social de áreas de interesse ambiental habitadas por populações não-indígenas, tendo como compromisso o respeito a regras de uso dos recursos com baixo impacto ambiental em troca da garantia de direitos ao território e outros benefícios. A passagem do século XX ao XXI assistiu a expansão da atividade pecuária nessas unidades. Este artigo procura mostrar, a partir do exemplo da Reserva Extrativista do Alto Juruá, que a opção pela pecuária como alvo de interesse pelos seus moradores é parte de um conjunto maior de transformações em curso na área que põem em questão o sistema de uso, posse e acesso a terra historicamente vigente nos seringais, representado pelas "colocações". O artigo finaliza levantando questões que deveriam compor uma agenda de pesquisa e ação.

Palavras-chave: Amazônia. Reserva Extrativista. Pecuária. Seringueiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Ciavatta Pantoja, Universidade Federal do Acre - UFAC

É antropóloga, professora da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Eliza Lozano Costa

É doutoranda em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP).

Augusto Postigo

É doutorando em Antropologia na Universidade Estadual de (UNICAMP), coordenador do Plano de Manejo da Reserva Extrativista do Alto Juruá.

 

Downloads

Publicado

2010-05-07

Como Citar

Pantoja, M. C., Costa, E. L., & Postigo, A. (2010). A PRESENÇA DO GADO EM RESERVAS EXTRATIVISTAS: algumas reflexões. Revista Pós Ciências Sociais, 6(12). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/60