A CIÊNCIA NOS TRÓPICOS: as práticas médico-científicas em Manaus na passagem do século XIX para o XX

Autores

  • Júlio Cesar Schweickardt Instituto Leônidas e Maria Deane – Fiocruz Amazonas

Resumo

O objetivo é discutir as práticas científicas no Estado do Amazonas no período de formação e construção da disciplina da medicina tropical na passagem do século XIX para o XX. A categoria "doenças tropicais" auxiliou na definição de um objeto que era bastante incerto e amplo nas terras de clima quente. A cidade de Manaus se tornava em um lugar perigoso para estrangeiros, migrantes e os moradores dos subúrbios da cidade porque as suas características geográficas e suas condições ambientais possibilitavam a perpetuação de doenças como a malária e a febre amarela. Os médicos de Manaus acompanhavam os debates sobre as descobertas e sobre a profilaxia dessas doenças e buscaram aplicar esses conhecimentos na região.

Palavras-chave: Amazônia. Ciência. Medicina topical. Saneamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Cesar Schweickardt, Instituto Leônidas e Maria Deane – Fiocruz Amazonas

É pesquisador do Instituto Leônidas e Maria Deane - Fiocruz Amazonas. Recebeu bolsa da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM.

Downloads

Publicado

2010-05-07

Como Citar

Schweickardt, J. C. (2010). A CIÊNCIA NOS TRÓPICOS: as práticas médico-científicas em Manaus na passagem do século XIX para o XX. Revista Pós Ciências Sociais, 6(12). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/57