“O RETORNO À COMUNIDADE”: trajetórias de indígenas Ticuna que estudaram na cidade, ocupação de cargos na aldeia e processos de diferenciação social

Autores

  • Mariana Paladino Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Etnia, Educação, Pedagogia

Resumo

O presente trabalho analisa a trajetória de indígenas Ticuna, habitantes da região do Alto Solimões, na Amazônia, que estudaram em meio urbano, procurando mostrar que essa experiência não resulta em enfraquecimento da identidade étnica ou distanciamento de sua comunidade de origem, sendo que a maioria das pessoas retorna às aldeias depois de formada. A experiência de formação escolar na cidade garante a aquisição de prestígio e o direito a se pleitear um “cargo”. Nesse sentido, descrevem-se os trabalhos e cargos assumidos ao se retornar à aldeia e a lógica que rege sua nomeação. Também se aborda o modo como a aquisição de um habitus escolarizado (BORDIEU, 1974) e a obtenção de salário suscitam processos de segmentação e de hierarquização internos nas aldeias Ticuna.

Palavras-chave: Indígenas Ticuna. Impactos da escolarização. Mercado de trabalho. Processos de diferenciação social.

ABSTRACT

This paper analyzes the trajectories of a segment of Ticuna indigenous, habitants of the region High Solimões river, in the Amazon, whom study in the city. My object shows that this experience don´t provoke identity loose or community bonds loose. The majority returns to their communities when they graduate. The experience of schooling formation in the city and the diploma guarantees them the acquisition of prestige and the right to obtain a “post” in their home territories, even though most leadership positions are held by elder Ticuna. It is described the available labor market and the logic that orients the attainment of posts and charges. It is boarded the impacts of the acquisition of schooling habitus (BORDIEU, 1974) and the process of segmentation and the formation of hierarchies that promotes within Ticuna villages.

Keywords: Indigenous Ticuna. Schooling impact. Labor market. Process of social segmentation

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Biografia do Autor

Mariana Paladino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mariana Paladino nasceu em La Plata, Argentina. É Licenciada em Antropologia pela Universidade Nacional de La Plata e Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social(PPGAS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Professora Adjunta de Antropologia e Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora associada ao Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento, Museu Nacional, UFRJ. Pesquisa no Brasil desde 1999 temáticas vinculadas à educação escolar ndígena. Publicou como organizadora, junto com Stella Maris García, o livro: “Educación Escolar Indígena. Investigaciones antropológicas en Brasil y Argentina (editorial Antropogaia, Buenos Aires, 2007).

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Como Citar

Paladino, M. (2011). “O RETORNO À COMUNIDADE”: trajetórias de indígenas Ticuna que estudaram na cidade, ocupação de cargos na aldeia e processos de diferenciação social. Revista Pós Ciências Sociais, 7(14). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/565

Edição

Seção

Dossiê: Educação indígena