OS CANELAS E A ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • Elizabeth Maria Beserra Coelho Universidade Federal do Maranhão
  • Mônica Ribeiro Moraes de Almeida Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Etnia, Educação, Pedagogia

Resumo

Análise da forma como os povos indígenas relacionam-se com os bens externos, tomando a escolar como objeto de reflexão. A discussão fundamenta-se na experiência escolar do povo Canela (Maranhão-Brasil) e focaliza o significado que a escola assume a partir da narrativa mitológica do “herói fundador” Awkhê. O mito de Awkhê é acionado como instrumento explicativo da relação dos Canelas com a alteridade e a escola é analisada, nesse contexto, como um dos veículos de reatualização da relação com os Kupen (“civilizados”).

Palavras-chave: Escolarização. Representações. Canelas

ABSTRACT

An analysis of the way in which the indigenous people relate to external objects, using schooling as the object of reflection. The discussion is based on the schooling experience of the Canela people (Maranhão – Brazil) and focuses on the meaning that the school assumes in the context of the mythological narrative of the “founding hero” Awkhê. The myth of Awkhê is used as an instrument for explaining the relationship of the Canela with otherness and the school is analyzed, in this context, as a vehicle for refreshing relations with the Kupen (“civilized”).
   
Keywords: Schooling. Representation. Canelas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Maria Beserra Coelho, Universidade Federal do Maranhão

Professora associado III da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Sociologia e Antropologia. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: politicas indigenistas de saúde, terra e educação, relações interétnicas e etnologia indígena . É autora dos livros: Cultura e Sobrevivência dos Índios no Maranhão (1987), A Política Indigenista no Maranhão Provincial (1999), Territórios em Confronto: a dinâmica da disputa pela terra entre índios e brancos no Maranhão 2002, Estado multicultural e politicas indigenistas, 2008.

Mônica Ribeiro Moraes de Almeida, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA, integrante do grupo de pesquisa Estado Multicultural e Políticas Públicas, sediado na mesma universidade, onde é professora. Desenvolve pesquisa relacionada a educação escolar e povos indígenas.

Downloads

Publicado

2011-10-18

Como Citar

Coelho, E. M. B., & Almeida, M. R. M. de. (2011). OS CANELAS E A ESCOLARIZAÇÃO. Revista Pós Ciências Sociais, 7(14). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/563

Edição

Seção

Dossiê: Educação indígena