O PAPEL DA ESCOLA NO RESGATE CULTURAL DOS TUPI GUARANI DA TERRA INDÍGENA PIAÇAGÜERA/SP

Autores

  • Camila Mainardi

Palavras-chave:

Etnia, Educação, Pedagogia

Resumo

A partir dos dados etnográficos obtidos durante o trabalho de campo realizado entre os anos de 2007 e 2009, discorro neste ensaio sobre a escola da Terra Indígena Piaçagüera e os papéis que ela pode adquirir entre os Tupi Guarani, em especial no diz respeito ao resgate cultural. Procuro pensar a escola a partir das relações que os Tupi Guarani articulam acerca de seus outros, os Guarani Mbya, os não indígenas e outros índios. Considero também o discurso sobre a mistura, e as relações entre os próprios Tupi Guarani que articulam o conhecimento e aqueles que podem ser seus possuidores, e que perpassam o ambiente escolar.

Palavras-chave: Tupi Guarani. Escola indígena. Resgate cultural.


ABSTRACT
From my field work during the years of 2007 and 2009, I write on this paper about the school of Piaçagüera, and the different meanings that it can assume from the Tupi Guarani people, specially insert in the context of cultural preservation. I try to think about the school from the relations between the Tupi Guarani and their others, the Gurani Mbya, the non-indigenous people, and the others indians. I also take in consideration the discourse of mixture, and the relationship between themselves, that are responsable for the knowledge productions that will pass through the school environment.

Keywords: Tupi Guarani. Indigene school. Cultural preservation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Mainardi

Camila Mainardi é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista, Unesp. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos, PPGAS-UFSCar. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Etnologia Indígena.

Downloads

Como Citar

Mainardi, C. (2011). O PAPEL DA ESCOLA NO RESGATE CULTURAL DOS TUPI GUARANI DA TERRA INDÍGENA PIAÇAGÜERA/SP. Revista Pós Ciências Sociais, 7(14). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/562

Edição

Seção

Dossiê: Educação indígena