O PAPEL DA ESCOLA NO RESGATE CULTURAL DOS TUPI GUARANI DA TERRA INDÍGENA PIAÇAGÜERA/SP

Camila Mainardi

Resumo


A partir dos dados etnográficos obtidos durante o trabalho de campo realizado entre os anos de 2007 e 2009, discorro neste ensaio sobre a escola da Terra Indígena Piaçagüera e os papéis que ela pode adquirir entre os Tupi Guarani, em especial no diz respeito ao resgate cultural. Procuro pensar a escola a partir das relações que os Tupi Guarani articulam acerca de seus outros, os Guarani Mbya, os não indígenas e outros índios. Considero também o discurso sobre a mistura, e as relações entre os próprios Tupi Guarani que articulam o conhecimento e aqueles que podem ser seus possuidores, e que perpassam o ambiente escolar.

Palavras-chave: Tupi Guarani. Escola indígena. Resgate cultural.


ABSTRACT
From my field work during the years of 2007 and 2009, I write on this paper about the school of Piaçagüera, and the different meanings that it can assume from the Tupi Guarani people, specially insert in the context of cultural preservation. I try to think about the school from the relations between the Tupi Guarani and their others, the Gurani Mbya, the non-indigenous people, and the others indians. I also take in consideration the discourse of mixture, and the relationship between themselves, that are responsable for the knowledge productions that will pass through the school environment.

Keywords: Tupi Guarani. Indigene school. Cultural preservation.

Palavras-chave


Etnia; Educação; Pedagogia

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