PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: um estudo exploratório nas escolas indígenas Xacriabá

Augusta Aparecida Neves de Mendonça, Ana Maria Rabelo Gomes

Resumo


Neste trabalho são descritas e analisadas as práticas pedagógicas dos professores indígenas que ensinam Matemática nas Escolas Xacriabá. Foi utilizada a abordagem etnográfica, com alguns direcionamentos da microetnografia. Como instrumentos para a coleta de dados, além da observação das aulas, foram realizadas entrevistas e feita a análise de documentos pessoais e oficiais. A leitura dessas práticas pedagógicas revela, por um lado, marcas do modelo escolar padrão e, por outro, as suas singularidades em relação à organização do tempo escolar e ao acolhimento das diferentes presenças nas salas de aula. Além disso, mostra que as práticas pedagógicas dos professores Xacriabá estão entrelaçadas por diferentes formas de participação e por relações de poder entre os conhecimentos matemáticos acadêmicos e os conhecimentos locais.

Palavras-chave: Educação escolar indígena. Prática pedagógica. Ensino de Matemática.

ABSTRACT

This work analyzes and describes the teaching practices of indigenous teachers who teach mathematics in Xacriabá indigenous schools. The methodology was based on an ethnographic approach with some directions of micro ethnography. In addition to observing classes, interviews were made as tools for data collection. The reading made out of those teaching practices reveals marks, on one side, from padronization and, on the other, from their singularities in relation to scholar time organization and reception of different presences within classrooms. It also shows that pedagogical practices among Xacriabá teachers are interweaved by different forms of participation and power relations between academic mathematical knowledges and localknowledges.

Keywords: Indigenous scholar education. Pedagogical practice. Teaching math.

Palavras-chave


Etnia; Educação; Pedagogia

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