A erupção vulcânica de 2014/15 na Ilha do Fogo Cabo Verde e suas principais consequências

Autores

  • Sónia Silva Universidade do Cabo Verde - Uni-CV
  • Vera Alfama Universidade do Cabo Verde - Uni-CV
  • Nadir Cardoso Universidade do Cabo Verde - Uni-CV

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v13n26p49-62

Palavras-chave:

Erupção vulcânica, Chã das Caldeiras, Gestão da crise, Evacuação, Impactos socioeconómicos e ambientais

Resumo

A ilha do Fogo é caraterizada pela ocorrência de 27 erupções vulcânicas históricas registadas desde o seu povoamento. Neste trabalho apresenta-se a sequência dos acontecimentos ocorridos durante a erupção vulcânica de 2014/15, iniciada no dia 23 de novembro de 2014em Chã das Caldeiras (Fogo), e os seus impactos. A erupção iniciou às 9h45 e foi antecedida por sismos de forte intensidade. O estilo eruptivo, do tipo estromboliano, iniciou com uma fase explosiva caracterizada pela libertação de gases e piroclastos (cinzas) seguida da emissão de lavas. A atividade vulcânica cessou a 8 de fevereiro, depois de ocorridos 77 dias de erupção, com a destruição das localidades de Portela, Bangaeira e Ilhéu de Losna.Apesar dasgraves repercussões socioeconómicas e ambientais, a pronta resposta à crise permitiu a evacuação eficiente das populações da Chã das Caldeiras pelas autoridades, com apoio de organismos internacionais, sem perdas de vidas humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sónia Silva, Universidade do Cabo Verde - Uni-CV

Licenciada em Geologia – Ramo Científico pela Universidade de Lisboa, Mestre em Geociências pela Universidade de Coimbra, Doutora em Engenharia Geológica, especialidade na área de Geologia do Ambiente
e do Ordenamento do Território na Universidade de Coimbra, vinculada à Universidade do Cabo Verde
- Uni-CV (Praia/Cabo Verde).

Vera Alfama, Universidade do Cabo Verde - Uni-CV

Licenciada em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade de Évora, Mestre em Património Geológico
e Geoconservação pela Universidade do Minho, Doutoranda em Geologia, especialidade na área de Vulcanologia e Avaliação Riscos Geológicos na Universidade dos Açores, vinculada à Universidade do Cabo Verde - Uni-CV (Praia/Cabo Verde).

Nadir Cardoso, Universidade do Cabo Verde - Uni-CV

Licenciada em Química pela Universidade de Cabo Verde (Agosto 2009). Desde Novembro de 2009 é Docente Assistente, é atualmente responsável pela gestão dos laboratórios de Química da Uni-CV (Praia/Cabo Verde).

Downloads

Publicado

2016-08-09

Como Citar

Silva, S., Alfama, V., & Cardoso, N. (2016). A erupção vulcânica de 2014/15 na Ilha do Fogo Cabo Verde e suas principais consequências. Revista Pós Ciências Sociais, 13(26), 49–62. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v13n26p49-62

Edição

Seção

DOSSIÊ: Projetos de Desenvolvimento e Populações Locais: Experiências em Cabo Verde e no Brasil