APRESENTAÇÃO: Povos indígenas e processos educacionais

Autores

  • Elizabeth Maria Beserra Coelho Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Mariana Paladino Universidade Federal Fluminense
  • Stella Maris Garcia Facultad de Ciencias Naturales y Museo

Palavras-chave:

Etnia, Educação

Resumo

Apresentação do Dossiê Educação ìndígena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Maria Beserra Coelho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

É professora associada III da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Sociologia e Antropologia, principalmente nos seguintes temas: políticas indigenistas de saúde, terra e educaçã, relações interétnicas e etnologia indígena. É autora dos livros: Cultura e sobrevivência dos Índios no Maranhão Provincial (1999), Territórios em confronto: a dinâmica da disputa pela terra entre índios e brancos no Maranhão (2002), Estado multicultural e políticas indigenistas (2008).

Mariana Paladino, Universidade Federal Fluminense

É licenciada em Antropologia pela Universidade Nacional de La Plata e Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Professora Adjunta de Antropologia e Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora associada ao Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento, Museu Nacional, UFRJ. Pesquisa no Brasil desde 1999 temáticas vinculadas à educação escolar indígena. Publicou como organizadora, junto com Stella Maria Garcia, o livro: "Educación Escolar Indígena. Investigaciones antropológicas en Brasil y Argentina (editorial Antropogafia, Buenos Aires, 2007).

Stella Maris Garcia, Facultad de Ciencias Naturales y Museo

É licenciada em Antropologia (1975) pela Universidad Nacional de La Plata UNLP (Argentina). Atualmente é professora adjunta de Antropologia Sociocultural I, carreira de Antropologia, Faculdad de Ciencias Naturales y Museo. UNLP y Directora del Proyecto de Investigación "Prácticas Escolares/ Relación Pedagógica: nuevos desafios. Teoría y práctica desde la Antropologia (2009-2012)" en el Laboratorio de Investigaciones en Antropologia Social. FCNYM-UNLP.

Downloads

Publicado

2011-10-14

Como Citar

Coelho, E. M. B., Paladino, M., & Garcia, S. M. (2011). APRESENTAÇÃO: Povos indígenas e processos educacionais. Revista Pós Ciências Sociais, 7(14). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/490

Edição

Seção

Dossiê: Educação indígena