Bumba meu boi e assimetria social no Maranhão

Autores

  • Antônio Francisco de Sales Padilha UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v13n25p207-224

Palavras-chave:

Festa, Ritos, Religiosidade popular, Memória, Subalternidade, Pós-colonialismo

Resumo

Trabalho de pesquisa sobre o processo de Construção Ilusória da Realidade, destacando o Bumba meu Boi enquanto prática performativa, inicialmente marginal e, posteriormente, ressignificada e recontextualizada a partir da música. Análise dessa prática performativa enquanto um lugar político e de ocultação de uma outra condição de subalternidade e manutenção da assimetria social existente no Maranhão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Francisco de Sales Padilha, UFMA

Doutor em Etnomusicologia e Mestre em Direção Musical pela Universidade de Aveiro PT, Bacharel emTrompete e Licenciado em Música pela UnB. Foi PhD Student na Universidade de Viena e Visiting Researcher Associate na Queen`s University de Belfast. É Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão (São Luís/MA/Brasil).

Downloads

Publicado

2016-01-22

Como Citar

Padilha, A. F. de S. (2016). Bumba meu boi e assimetria social no Maranhão. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 13(25), 207–224. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v13n25p207-224