A condição do policial militar em atendimento clínico: uma análise das narrativas sobre adoecimento, sofrimento e medo no contexto profissional

Autores

  • Larissa Jucá de Moraes Sales UFC
  • Leonardo Damasceno de Sá UFC

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v13n25p181-206

Palavras-chave:

Medo, Sofrimento, Adoecimento, Policiais Militares

Resumo

Este artigo pretende discutir a condição social de policiais militares em fase de tratamento psicológico. Os sujeitos desta pesquisa estão em situação institucional de afastamento de suas funções laborativas para realização de atendimento clínico. O artigo está fundamentado em um trabalho de campo, no setor responsável pelo atendimento, e em entrevistas em profundidade com policiais militares, realizadas dentro e fora do contexto de interação simbólica no Centro Biopsicossocial da Polícia Militar do Ceará. Buscamos, neste caso, compreender como as experiências do medo, sofrimento e adoecimento são construídas por intermédio das percepções de nossos interlocutores. Deste modo, as narrativas policiais sobre o trabalho são explicitadas pela expressão simbólica do medo, entendido como produção social da indiferença, diante do jogo de atributos, segundo o qual coragem, valentia e a condição de “matador” se impõem sobre o destino social dessa categoria. Tal condição é refletida tanto pelo medo que provocam nas pessoas civis, enquanto “autoritários e violentos”, quanto pelo medo que sentem com o risco de perder a vida em ações violentas diárias. Quer-se, enfim, entender como esse sentimento perpassa o segmento social dos policiais militares, e de que forma seu significado moral e a maneira como se expressa, simbolicamente, revelam o funcionamento de um universo ocupacional, a partir de seus processos interativos, que levam ao adoecimento da pessoa na PM.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Jucá de Moraes Sales, UFC

Mestre em sociologia pela Universidade Federal do Ceará e pesquisadora do Laboratório de Estudos daViolência (Fortaleza/CE/Brasil).

Leonardo Damasceno de Sá, UFC

Doutor em Sociologia e Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federaldo Ceará (Fortaleza/CE/Brasil), pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência e do INCT - Violência,Democracia e Segurança Cidadã.

Downloads

Publicado

2016-01-22

Como Citar

Sales, L. J. de M., & de Sá, L. D. (2016). A condição do policial militar em atendimento clínico: uma análise das narrativas sobre adoecimento, sofrimento e medo no contexto profissional. Revista Pós Ciências Sociais, 13(25), 181–206. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v13n25p181-206