A gestão do imponderável e a esperança: notas exploratórias sobre conhecimento e escola entre quebradeiras de coco

Autores

  • Martina Ahlert UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v13n25p43-60

Palavras-chave:

Família, Quebradeiras de coco, Escola

Resumo

Este artigo discorre sobre questões relativas à escola em um grupo de quebradeiras de coco babaçu da cidade de Codó (Maranhão). Analisa suas narrativas sobre infância destacando a presença feminina e familiar no aprendizado da atividade da quebra de coco em contextos rurais. Posteriormente, pensa a presença da instituição escolar nas suas narrativas sobre os filhos e netos. Por fim, trata das sutilezas e ambiguidades que estão presentes nas articulações entre ensinar a quebra de coco e incentivar a presença, das novas gerações, na escola.

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Biografia do Autor

Martina Ahlert, UFMA

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília, professora do Departamento de Sociologia e Antropologiada Universidade Federal do Maranhão (DESOC/UFMA /São Luís/MA/Brasil).

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Publicado

2016-01-22

Como Citar

Ahlert, M. (2016). A gestão do imponderável e a esperança: notas exploratórias sobre conhecimento e escola entre quebradeiras de coco. Revista Pós Ciências Sociais, 13(25), 43–60. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v13n25p43-60

Edição

Seção

DOSSIÊ: Perspectivas Antropológicas e Sociológicas em Educação