Território, desenvolvimento e a economia das grandes cidades: perspectivas do Brasil e da China

Autores

  • Marcos Costa Lima
  • Joyce Helena Ferreira da Silva
  • João Ricardo Cumaru

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n24p205-230

Palavras-chave:

Território, Cidades, Desenvolvimento, Brasil, China

Resumo

A questão urbana tem demandado de pesquisadores de diversas áreas intercessões no sentido de compreender os processos de formação das cidades para então, traçar possibilidades de modificação da realidade, principalmente onde o crescimento se deu de forma desordenada, com fragilidades ou mesmo ausência de planejamento. Este trabalho tem como proposta delinear um panorama geral, que se inicia com uma breve retrospectiva histórica dos processos de crescimento e desenvolvimento das cidades. Na segunda seção, apresenta-se o arcabouço teórico que auxilia na compreensão de aspectos atuais sobre o urbano. Para este intento, recorre-se ao pensamento de Henri Lefebvre, David Harvey e Manuel Castells, os quais, a partir de uma apropriação de categorias da Economia Política, incluem a noção de espaço no debate marxista. A terceira parte é composta por estudos específicos da realidade chinesa e brasileira. São observados os processos de urbanização das metrópoles na China e no Brasil, indicando a intensa atividade do Estado, com a centralidade do planejamento na articulação de infraestrutura para o país asiático e, em contraposição, o crescimento desordenado e o abandono do planejamento urbano que se observa no caso brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Costa Lima

Graduado em Philosophie Politique - Université Montpellier – França (1978); mestrado em Sociologia - UFPE (1985); doutorado em Ciências Sociais - UNICAMP(1998). Pós-doutorado - Université Paris XIII- Villetaneuse (2003-04). É professor Associado 1 da Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Ciência Política.

Joyce Helena Ferreira da Silva

É doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento e Região (UFPE). Possui mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco e graduação em Ciências Econômicas.

João Ricardo Cumaru

É graduando em Ciência Política∕Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento (D & R).

Downloads

Publicado

2015-07-17

Como Citar

Costa Lima, M., Ferreira da Silva, J. H., & Cumaru, J. R. (2015). Território, desenvolvimento e a economia das grandes cidades: perspectivas do Brasil e da China. Revista Pós Ciências Sociais, 12(24), 205–230. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n24p205-230

Edição

Seção

DOSSIÊ: Desenvolvimento, Territórios produtivos, Trabalho e Conflito social