Cadeias de valor sustentáveis e trabalho: dos conceitos à prática

Autores

  • Lee Pegler

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n24p167-204

Palavras-chave:

Cadeias globais de valor, Direitos trabalhistas, Sustentabilidade

Resumo

O objetivo deste artigo é explorar o potencial de melhoria dos direitos trabalhistas dentro de cadeias de valor sustentáveis. Uma preocupação central é como aprimorar as lentes conceituais que usamos para analisar a posição e o papel do trabalho nas cadeias. A questão fundamental que serve de ponto de partida em relação à sustentabilidade é, portanto, se a “lógica” dos dirigentes das cadeias (por exemplo, das firmas líderes, compradores, financiadores e coordenadores de logística) podem ser compatíveis com a “lógica” daqueles que fornecem e ajudam a construir o produto. A construção de uma metodologia para este tipo de estudo deve envolver uma série de observações empíricas e debates conceituais relacionados às cadeias globais de valor (CGV) – isto é, processos físicos de produção que ligam países, mas também processos que incorporam mensagens (“lógicas”) que são transmitidas através do espaço. A questão é sobre como descrevemos e conceitualizamos a gestão, a evolução e a legitimidade da(s) mensagem(ns) imersas nestas cadeias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lee Pegler

É doutor pela London School of Economics. Professor e Pesquisador do International Institute of Social Studies, da Erasmus University Rotterdam. Atua na área de Política Social para o Desenvolvimento, com foco nos direitos do trabalho no âmbito das cadeias de valor globais.

Downloads

Publicado

2015-07-17

Como Citar

Pegler, L. (2015). Cadeias de valor sustentáveis e trabalho: dos conceitos à prática. Revista Pós Ciências Sociais, 12(24), 167–204. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n24p167-204

Edição

Seção

DOSSIÊ: Desenvolvimento, Territórios produtivos, Trabalho e Conflito social