Entidades empresariais e desenvolvimento no Sul Fluminense: governança, estratégia e estrutura

Autores

  • Cristiano Fonseca Monteiro
  • Raphael Jonathas da Costa Lima

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n24p101-116

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional, Cluster, Governança

Resumo

Este artigo pretende desenvolver uma crítica ao modelo geral dos APLs como paradigma teórico e de políticas públicas, por conta de sua ênfase excessiva na dimensão estratégica do que se convencionou chamar de “governança” dos atores e processos econômicos. Cria-se, desse ponto de vista, uma expectativa de que a coordenação dos esforços voltados ao desenvolvimento regional dependeria apenas do esforço e da iniciativa dos atores locais. Com base em uma literatura mais ampla sobre o tema do desenvolvimento regional, o artigo sugere que há importantes limites estruturais a serem considerados quando se fala em uma estratégia de desenvolvimento. Argumenta-se que tais limitações incluem, de um lado, a interação entre os aglomerados locais e as cadeias globais nas quais porventura possam estar inseridos. Isso define uma determinada distribuição de poder entre os diferentes elos dessas cadeias, de modo que as localidades nem sempre são o seu polo ativo. Por outro lado, a adoção de estratégias baseadas em cooperação e afins não ocorre em vácuos históricos e culturais, ou seja, é preciso levar em consideração os legados, os recursos institucionais e elementos cognitivos que organizam as regiões, o que significa que a adaptação destas aos desafios colocados pela globalização é um processo dependente de trajetória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Fonseca Monteiro

É doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor Associado na Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Departamento de Sociologia, ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e ao Programa de Pós-Graduação em Administração (campus Volta Redonda).

Raphael Jonathas da Costa Lima

É doutor em Ciências Humanas (Sociologia) (UFRJ) e professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2015-07-17

Como Citar

Fonseca Monteiro, C., & da Costa Lima, R. J. (2015). Entidades empresariais e desenvolvimento no Sul Fluminense: governança, estratégia e estrutura. Revista Pós Ciências Sociais, 12(24), 101–116. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n24p101-116

Edição

Seção

DOSSIÊ: Desenvolvimento, Territórios produtivos, Trabalho e Conflito social