“Grandes empreendimentos”, pertencimento local e gestão de acesso ao trabalho

Autores

  • Marcos Otavio Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n23p211-228

Palavras-chave:

Modos de governo, Grandes empreendimentos, Mercado de trabalho, COMPERJ

Resumo

A construção de “grandes empreendimentos” econômicos tem desencadeado transformações significativas nas relações sociais em localidades nas quais são instalados. Uma dimensão dessas transformações diz respeito à importância que os responsáveis pelos empreendimentos passam a ter na gestão de práticas econômicas, políticas e administrativas e na difusão de novos modos de percepção sobre estas práticas. O presente trabalho examina de que maneira critérios de pertencimento local são utilizados – corroborando representações sobre a distinção entre trabalhadores “locais” e “de fora” – como mecanismos de seleção de candidatos a postos de trabalho criados pela obra de construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ), projeto administrado pela Petrobras e em execução no município de Itaboraí (RJ). A análise das discussões públicas e medidas administrativas adotadas com vistas à regulação do mercado de trabalho é o caminho analítico aqui escolhido para demonstrar como esses empreendimentos constituem uma nova fonte de poder nas localidades e, por conseguinte, intervêm no modo de governo do território e das populações por eles abrangido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Otavio Bezerra

É antropólogo, professor Titular da Universidade Federal Fluminense (Niterói/RJ/BR) e pesquisador do CNPq. Coordenador do Núcleo Fronteiras e Transformações das Práticas Estatais e Políticas e membro do Núcleo de Antropologia da Política (NUAP).

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Otavio Bezerra, M. (2015). “Grandes empreendimentos”, pertencimento local e gestão de acesso ao trabalho. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 12(23), 211–228. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n23p211-228