Por uma sociologia da alteridade: ética e diálogo na ação pública em unidades de conservação

Autores

  • Benilde de Nazaré Lameira Rosa
  • José Bittencourt da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n23p185-210

Palavras-chave:

Unidades de Conservação, Gestão Ambiental, Ethos, Ética, Alteridade

Resumo

A presente discussão trata das relações sociais entre os agentes gestores da política ambiental de UC e os usuários da Resex Marinha de Soure localizada na Ilha de Marajó, no estado do Pará. Ao tratar dessas interações observam-se as assimetrias e a sobreposição de interesses, princípios e valores reafirmados pelo modus operandi estatal. Aponta-se como condição imprescindível de ser observada nesse processo de interação a existência de ethos ambientais locais. As Reservas Extrativistas (RESEX), enquanto instituição política, instituem novas formas de se relacionar com a natureza, estabelecendo um estranhamento por parte da população, que vê seu lugar de vida e trabalho regido por regras que não estão claras para as pessoas, principalmente por não verem ali reconhecidos seus modos de ser e fazer locais. A metodologia adotada para a coleta de dados visando perceber para além das estruturas objetivas, particularmente as percepções dos agentes sociais envolvidos na política
de UC, considerou o uso de técnicas que permitiram uma aproximação qualitativa na busca dos sentidos atribuídos pelos agentes às suas ações, tecendo suas conexões e desdobramentos. Foram usadas entrevistas, conversas informais, análises documentais e observação direta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benilde de Nazaré Lameira Rosa

Mestre e doutora em ciências sociais com ênfase em sociologia (PPGCS/UFPA). Socióloga do Governo do Estado do Pará, pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa/CNPq – Trabalho, Tecnologia Social e Desenvolvimento da Amazônia (UFPA/Belém/PA/BR).

José Bittencourt da Silva

Mestre em Planejamento do Desenvolvimento e doutorado em ciências ambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos NAEA/UFPA. Atua como professor e pesquisador do Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA/Belém/PA/BR).

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

de Nazaré Lameira Rosa, B., & Bittencourt da Silva, J. (2015). Por uma sociologia da alteridade: ética e diálogo na ação pública em unidades de conservação. Revista Pós Ciências Sociais, 12(23), 185–210. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n23p185-210