A construção jurídica de uma política de notáveis: o jogo duplo da elite do judiciário indiano no mercado da virtude cívica

Autores

  • Yves Dezalay
  • Bryant Garth

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n23p37-60

Palavras-chave:

Direito, Política, Campo do Poder, Índia

Resumo

A construção legal de uma política de notáveis. A história do Bar Indiano ilustra os fatores sociais que determinam o entrelaçamento entre direito e política – assim como seus altos e baixos. Assim, a mobilização do Bar contra o estado de emergência imposto por Indira Gandhi não foi suficiente para restaurar seu crédito político, obtido durante as lutas pela independência e perdido por conta da sua oposição às reformas agrárias. Por outro lado, ao tornarse a heroína dos desprivilegiados, a Suprema Corte emergiu como o árbitro de querelas políticas. Isto pode ser visto como uma divisão simbólica do trabalho no campo do poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yves Dezalay

É doutor em sociologia, membro estatutário do Centre Européen de Sociologie et de Science Politique (CSE-EHESS, Paris/FR), diretor de pesquisa emérito do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, Paris/FR).

Bryant Garth

É PH.D em direito, professor de direito na University of California (Irvine/EUA) e na Southwestern Law School (Los Angeles/EUA) e professor associado na American Bar Foundation (Chicago/EUA).

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Dezalay, Y., & Garth, B. (2015). A construção jurídica de uma política de notáveis: o jogo duplo da elite do judiciário indiano no mercado da virtude cívica. Revista Pós Ciências Sociais, 12(23), 37–60. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n23p37-60

Edição

Seção

DOSSIÊ: Profissões e espaços da política