A conversão socioprofissional das elites: dois casos históricos na Hungria

Autores

  • Victor Karady

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n23p19-36

Palavras-chave:

Elites, Reconversão, Transformação, Estado, Hungria

Resumo

O artigo examina dois casos exemplares de conversão sócio-profissional das elites na Hungria, pontuando tanto as transformações históricas e sociais, quanto às disposições, estratégias e as expectativas dos agentes empenhados em manter ou conquistar posições sociais. No primeiro caso, demonstra-se que, na segunda metade do século XIX, a necessidade de concorrer com outros grupos e o perigo de perder a sua posição privilegiada na sociedade condicionou a tentativa de modernização liberal da nobreza no acordo austro-húngaro. E, no segundo caso, observa-se que, depois da Segunda Guerra Mundial, nos primórdios do regime stalinista impulsionado por uma utopia modernizadora radical e com um elevado nível de educação, foram criadas oportunidades para um grupo social discriminado no passado de se tornar funcionários públicos, inclusive na administração do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Karady

É professor do Central European University (CEU, Budapeste/Hungria), diretor de pesquisa Emérito do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, Paris/FR) e membro do Centre Européen de Sociologie et de Science Politique (CSE-EHESS, Paris/FR).

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Karady, V. (2015). A conversão socioprofissional das elites: dois casos históricos na Hungria. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 12(23), 19–36. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n23p19-36

Edição

Seção

DOSSIÊ: Profissões e espaços da política