Estado, políticas públicas e agronegócio no brasil: revisitando o papel do crédito rural

Autores

  • Sergio Pereira Leite
  • Valdemar João Wesz Junior

Palavras-chave:

Agronegócio, Política pública, Crédito rural, Mato Grosso, Soja

Resumo

A leitura corrente entre os atores do agronegócio brasileiro deixa explícita a ideia de que as transformações operadas nas suas áreas de atuação, a partir do final dos anos 1980 até o período atual, foram tributárias exclusivamente da iniciativa privada. Contudo, algumas investigações apontam que não se pode falar em agronegócio sem pensar no Estado e nas políticas públicas, que não só viabilizam sua origem, mas também sua expansão. Atualmente, um conjunto de instrumentos influencia a dinâmica do agronegócio, tais como a política econômica, de ordenamento territorial, trabalhista, ambiental, de crédito, infraestrutura, etc. Este artigo centra-se no debate da política de financiamento rural Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), em particular no caso da soja em Mato Grosso. Além da utilização de dados estatísticos, o trabalho utiliza informações de pesquisas de campo realizadas entre 2007 e 2013.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Pereira Leite

Sergio Pereira Leite é doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor Associado do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Desenvolve estudos e pesquisas nos seguintes temas: questão agrária brasileira, agricultura familiar, reforma agrária, assentamentos rurais, modernização da agricultura, desenvolvimento rural, políticas públicas para a agricultura, políticas de combate à pobreza, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social.

Valdemar João Wesz Junior

Valdemar João Wesz Junior é mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor adjunto da Universidade Federal da Integração
Latino-Americana (UNILA) e pesquisador do Grupo de Estudos em Mudanças Sociais, Agronegócio e Políticas Públicas (GEMAP) e do Observatório de Políticas Públicas para Agricultura (OPPA).

Downloads

Publicado

2015-04-28

Como Citar

Pereira Leite, S., & João Wesz Junior, V. (2015). Estado, políticas públicas e agronegócio no brasil: revisitando o papel do crédito rural. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 11(22). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/3432

Edição

Seção

DOSSIÊ: SOCIEDADE, AMBIENTE E GOVERNANÇA