Segunda geração de imigrantes: integração, mimetismo e identidade ambígua. aspectos da imigração BrasiLeira na ItáLia

Autores

  • João Carlos Tedesco

Palavras-chave:

Segunda geração, Imigrantes brasileiros, Escola, Itália

Resumo

O artigo objetiva analisar aspectos da segunda geração de imigrantes brasileiros
na Itália, principalmente no âmbito escolar. Os filhos de imigrantes são parte integrante do sistema escolar italiano e chamam a atenção, tanto pela dimensão numérica, quanto pelos desafios pedagógicos e interculturais. Através de pesquisa de campo em algumas escolas do norte e nordeste da Itália e junto a famílias de imigrantes brasileiros, percebemos que é uma realidade problemática, reflete concepções e o contexto social em que vivem os imigrantes, bem como as ambigüidades e tensões dos núcleos familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Tedesco

João Carlos Tedesco é doutor em Ciências Sociais, pós-doutorado pela Universidade de Milão; professor do Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo. Pesquisador CNPq; pesquisa temas relacionados à memória e patrimônio, a movimentos sociais de luta pela terra e imigração contemporânea.

Downloads

Publicado

2015-04-28

Como Citar

Carlos Tedesco, J. (2015). Segunda geração de imigrantes: integração, mimetismo e identidade ambígua. aspectos da imigração BrasiLeira na ItáLia. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 11(22). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/3423