Pierre Bourdieu, Jean-Claude Passeron e os herdeiros: uma análise sociológica singular sobre o tema da educação, 50 anos após sua publicação

Autores

  • Mariana Barreto

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu, Escola, Capital cultural, Desigualdades escolares e sociais, Luta de classes

Resumo

O artigo de Christian Baudelot e Roger Establet, Escola, a luta de classes recuperada, evidencia a atualidade das análises desenvolvidas por Pierre Bourdieu sobre o tema da escola e das desigualdades sociais. Para
os autores, a publicação de Os Herdeiros, em 1964, por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, transformou a educação - na França - tanto em um objeto científico quanto em um problema social. Ao questionarem valores caros ao sistema escolar francês, tais como os de liberdade, igualdade e fraternidade, herança de seu protagonismo na fundação da IIIa República, Bourdieu e Passeron reclamaram o estudo da escola para além de suas representações
espontâneas e ideológicas. Segundo Baudelot e Establet, o conjunto teórico elaborado por Bourdieu, desde Os Herdeiros, também afinado em análises posteriores sobre a temática da educação, ganha força analítica nos dias atuais, ainda que tenham se passado quarenta anos de profundas mudanças nos sistemas de organização e ensino escolares daquele país.

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Publicado

2015-04-28

Como Citar

Barreto, M. (2015). Pierre Bourdieu, Jean-Claude Passeron e os herdeiros: uma análise sociológica singular sobre o tema da educação, 50 anos após sua publicação. Revista Pós Ciências Sociais, 11(22). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/3421