Moratória da soja na amazônia brasileira e governança ambiental: regulação através do Mercado ou regulação estatal?

Autores

  • John Christopher Brown
  • Matthew Koeppe

Palavras-chave:

Análise histórica, Agricultura, Desenvolvimento sustentável, Política ambiental, Lei ambiental

Resumo

Alguns argumentam que o fim do desmatamento da Amazônia está próximo. Com a maior integração global de mercados e de sistemas de produção, há um aumento da pressão sobre a agricultura e a pecuária para produzir de modo social e ecologicamente correto. A moratória da soja, declarada em 2006, e seu propalado sucesso, é tido por alguns como um primeiro exemplo dos
benefícios que podem advir da regulação pelo mercado. Este artigo, baseado numa metodologia histórica e documental, e também em dados de pesquisa de campo em Vilhena, Rondônia, contesta tal designação da moratória da soja como exemplo de regulação via mercado. O sucesso da moratória também vem do estabelecimento de territórios e da tecnologia para monitorá-los, baseados em instituições estatais, fundadas ao longo da história brasileira, como aquelas do Estado Novo, de Vargas. Se, na verdade, a moratória da soja é um sucesso, foram os mercados e um forte estado nacional territorial que, em primeiro lugar, permitiram que ela ocorresse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

John Christopher Brown

John Christopher Brown é doutor em geografia, professor associado do Departamento de Geografia e do Programa de Estudos Ambientais, da Universidade de Kansas. Estuda os seguintes temas: dinâmicas da agricultura e do desenvolvimento na América Latina; expansão da agricultura mecanizada; geografia de commodities; sociedade civil e ONGs.

Matthew Koeppe

Matthew Koeppe é doutor em geografia pela Universidade de Kansas. Atualmente, é docente na Universidade George Washington, em Washington D.C, trabalhando também no Setor de Relações Internacionais da NASA. Seus estudos focalizam as mudanças sociais e ambientais associadas à expansão da agricultura mecanizada, na Amazônia Brasileira.

Downloads

Publicado

2015-04-28

Como Citar

Christopher Brown, J., & Koeppe, M. (2015). Moratória da soja na amazônia brasileira e governança ambiental: regulação através do Mercado ou regulação estatal?. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 11(22). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/3415

Edição

Seção

DOSSIÊ: SOCIEDADE, AMBIENTE E GOVERNANÇA