Conflitos e estratégias para a governança territorial: o Caso da resex Chapada limpa

Autores

  • Benedito Souza Filho UFMA

Palavras-chave:

Conflito, Agronegócio, Governança territorial, Reserva extrativista

Resumo

O bioma cerrado, no Leste do Maranhão, tem sido drasticamente afetado pela implantação de empreendimentos de soja e eucalipto. Os segmentos camponeses situados historicamente nessa região vêm tendo o seu modo de
vida comprometido em virtude da supressão dos recursos naturais disponíveis realizada por agentes econômicos vinculados a tais empreendimentos. Essa ação devastadora tem provocado a intensificação de conflitos socioambientais que levam os camponeses a se mobilizar para conservar os ambientes que asseguram a reprodução material e social de centenas de unidades familiares.
Uma das alternativas diz respeito à transformação dessas áreas de tensão social em reservas extrativistas. O artigo procura refletir, por um lado, sobre como os conflitos contribuíram para o acionamento de estratégias destinadas à criação da reserva extrativista “Chapada Limpa” e, por outro, os desafios da governança territorial, uma vez que a autonomia das famílias ficou limitada pela participação do Estado como co-gestor dessa unidade de conservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedito Souza Filho, UFMA

Benedito Souza Filho é doutor em Antropologia pela Universidad Autonoma de Barcelona. É professor do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Antropologia Social, com ênfase em Antropologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: campesinato, remanescentes de quilombos, conflito agrário, agronegócio, unidades de conservação, relações étnicas e raciais, violência, patrimônio imaterial e cultura popular.

Downloads

Publicado

2015-04-28

Como Citar

Souza Filho, B. (2015). Conflitos e estratégias para a governança territorial: o Caso da resex Chapada limpa. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 11(22). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/3414

Edição

Seção

DOSSIÊ: SOCIEDADE, AMBIENTE E GOVERNANÇA