CONSTRUÇÃO DE INSTÂNCIAS DE AÇÃO E DEBATE SOBRE DESENVOLVIMENTO NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Sandro Ruduit Garcia UFRGS
  • Rodrigo Foresta Wolffenbüttel UFRGS
  • Rodrigo Campos Dilélio UFRGS

Palavras-chave:

Globalização. Desenvolvimento regional. Governança.

Resumo

O presente estudo pretende explorar situaçõesem que agentes sociais diversos empenham-se em favor de experiências de cooperaçãoe diálogo público sobre desenvolvimentoeconômico na busca de benefícios coletivos,na perspectiva de contribuir na compreensãodo papel das habilidades sociaisdos agentes em recriar relações com vistas àdefesa de interesses. Tal discussão é realizadacom base no estudo de arranjos entre diferentestipos de agentes (fóruns e redes), noestado do Rio Grande do Sul, relacionados acontextos locais desafiados pela integraçãoao sistema global. Neste sentido, o artigotem por objetivo central discutir o processode construção de instâncias de ação e debate(local e regional) entre agentes diversos(empresários, trabalhadores, acadêmicos egovernantes) em face de novos desafios (econômicos,sociais e ambientais) impostos peladinâmica do sistema global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Ruduit Garcia, UFRGS

Sandro Ruduit Garcia é Doutor em Sociologiapela UFRGS. Professor no PPG Sociologia, IFCH/UFRGS. Recebeu Prêmio Capes de Teses –Sociologia, 2007. Autor de “Global e Local: opólo automobilístico de Gravataí”, Editora Annablume,SP, 2009. Seus interesses mais recentesestão voltados para a área de SociologiaEconômica.

Rodrigo Foresta Wolffenbüttel, UFRGS

Rodrigo Foresta Wolffenbüttel é graduado emCiências Sociais pela UFRGS. Mestrando e bolsistaCNPQ pelo Programa de Pós-Graduçãoem Sociologia da UFRGS, atua na área de SociologiaEconômica e participou de pesquisassobre desenvolvimento regional.

Rodrigo Campos Dilélio, UFRGS

Rodrigo Dilélio Campos é graduado em CiênciasSociais pela UFRGS. Possui experiênciaem pesquisa Sociológica na área do desenvolvimentoe da economia criativa. Exerceu funçõespúblicas no âmbito governamental (Institutode Previdência do Estado do Rio Grandedo Sul, Secretaria de Direitos Humanos da Presidênciada República).

Downloads

Publicado

2014-09-25

Como Citar

Garcia, S. R., Wolffenbüttel, R. F., & Dilélio, R. C. (2014). CONSTRUÇÃO DE INSTÂNCIAS DE AÇÃO E DEBATE SOBRE DESENVOLVIMENTO NO RIO GRANDE DO SUL. Revista Pós Ciências Sociais, 11(21). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/2881