AÇÃO LOCAL, TERRITÓRIO E SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE: os Tenetehar-Tembé entre a diferenciação e a universalização

Autores

  • Vanderlúcia da Silva Ponte UFPA
  • Maria José da Silva Aquino UFPA

Palavras-chave:

Ação local. Território. Tembé. Política de saúde.

Resumo

Este artigo analisa os efeitos advindos da reformasanitária brasileira e da política desaúde, tomando como ponto de observaçãodois grupos Tenetehar-Tembé – do Guamá edo Gurupi – que habitam Terras Indígenasno nordeste do Estado do Pará. A partir deuma perspectiva da ação local, colocamosem discussão a relação entre a descentralizaçãoda Política de Saúde Indígena, a criaçãodos Distritos Sanitários Especiais Indígenase as estratégias de resistência e de reconhecimentode identidade e de direito àpermanência em certo território. Sob a conduçãode lideranças, esta dinâmica, marcadapor lutas pela universalização de direitos epela garantia de uma atenção diferenciadaaos indígenas pelo serviço público de saúde,compreende conflitos, alianças, diferenças esimilaridades de ações produzidas entre líderese liderados Tenetehar-Tembé, atoresgovernamentais e não governamentais referentesà implantação dessa política e seusefeitos na composição e na recomposiçãoterritoriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderlúcia da Silva Ponte, UFPA

Vanderlúcia da Silva Ponte é Mestra em Antropologia,atualmente preparando tese dedoutorado no Programa de Pós-graduação emCiências Sociais da Universidade Federal doPará (PPGCS/UFPA) em co-tutela com a Universidadede Paris 13, apoiada pela Coordenadoriade Aperfeiçoamento de Pessoal de NívelSuperior (CAPES)/Programa de DoutoradoSanduíche no Exterior (PDSE).

Maria José da Silva Aquino, UFPA

Maria José da Silva Aquino é Doutora em CiênciasHumanas (Sociologia). Professora deSociologia da Faculdade de Ciências Sociais edo Programa de Pós-Graduação em CiênciasSociais (PPGCS) da Universidade Federal doPará (UFPA).

Downloads

Publicado

2014-09-25

Como Citar

Ponte, V. da S., & Aquino, M. J. da S. (2014). AÇÃO LOCAL, TERRITÓRIO E SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE: os Tenetehar-Tembé entre a diferenciação e a universalização. Revista Pós Ciências Sociais, 11(21). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/2875