A TRADIÇÃO DO ACAIS NA JUREMA NATALENSE: memória, identidade, política

Autores

  • Luiz Carvalho de Assunção UFRN

Palavras-chave:

Religiões afro-brasileiras. Jurema. Tradição.

Resumo

A elaboração de discursos, imagens e representaçõessobre a tradição da Jurema estápresente no cotidiano dos terreiros, procurando,em geral, marcar uma posição diferenciadana relação com as demais práticasreligiosas afro-brasileiras, inclusive no interiorda própria Jurema. A partir de pesquisaetnográfica e de entrevistas realizadas comjuremeiros da cidade de Natal – RN pretende-se refletir algumas dessas estratégias, comoàquela assumida por um grupo de religiosos,que, tomando como referência a tradiçãodo Acais, evidenciam elementos simbólicosde sua prática para compor o que étraduzido como o modelo da tradição. Pretende-se, ainda, discutir ao nível conceitual,questões acerca da dimensão identitária epolítica que perpassa o referido processo dereelaboração da tradição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carvalho de Assunção, UFRN

Luiz Carvalho de Assunção é doutor em CiênciasSociais (Antropologia) pela PontifíciaUniversidade Católica de São Paulo. ProfessorAssociado do Departamento de Antropologiada UFRN. Leciona nos Programas de Pós-Graduaçãoem Ciências Sociais e AntropologiaSocial, UFRN. Coordena o Grupo de Estudossobre Culturas Populares. Realiza pesquisas naárea da antropologia das populações afro-brasileiras,atuando principalmente nos seguintestemas: religião, memória, oralidade.

Downloads

Publicado

2014-09-25

Como Citar

de Assunção, L. C. (2014). A TRADIÇÃO DO ACAIS NA JUREMA NATALENSE: memória, identidade, política. Revista Pós Ciências Sociais, 11(21). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/2873

Edição

Seção

DOSSIÊ: Multiculturalismo, Tradição e Modernização em Religiões Afro-Brasileiras