A FESTA MAIOR DOS TERREIROS: Divino e Mina em São Luís (Maranhão)

Autores

  • João Leal UFSH/ UNL

Palavras-chave:

Festas do Divino. Tambor de Mina. Religiões afro-brasileiras. Sincretismo. Maranhão.

Resumo

Este artigo aborda as Festas do Divino EspíritoSanto que se realizam em terreirosde Tambor de Mina em São Luís do Maranhão.Apresenta aspectos históricos e etnográficosdessas festas, e procura mostrarcomo são as maiores dos terreiros, capazesde os abrir para além do círculomais restrito dos seus frequentadores habituais.Depois de passar em revista osdispositivos rituais sobre os quais assentaesse estatuto das Festas do Divino, tentacaraterizar algumas das dimensões sociaise políticas dessa abertura realizada pelasfestas. A secção final do artigo revisita adiscussão sobre a importância do sincretismono Tambor de Mina. Nela, sugere-seque este, para além das razões de ordemestrutural e histórica que têm sido trabalhadasna literatura antropológica, dependetambém de razões mais localizadas e situadasno presente, entre as quais se encontrajustamente o estatuto das Festas doDivino como festa maior dos terreiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Leal, UFSH/ UNL

João Leal é professor do Departamento de Antropologiada Universidade Nova de Lisboa(FCSH) e Investigador do Centro em Rede deInvestigação em Antropologia (UNL). Tem trabalhadosobre vários temas, com destaque paraas Festas do Espírito Santo e para a históriada antropologia em Portugal. É autor, entreoutros, dos livros As Festas do Espírito Santonos Açores. Um Ensaio de Antropologia Social(Lisboa, Dom Quixote, 1994) e Cultura e IdentidadeAçoriana. O Movimento Açorianista emSanta Catarina (Florianópolis, Insular, 2007).Recebido em:

Downloads

Publicado

2014-09-25

Como Citar

Leal, J. (2014). A FESTA MAIOR DOS TERREIROS: Divino e Mina em São Luís (Maranhão). Revista Pós Ciências Sociais, 11(21). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/2871

Edição

Seção

DOSSIÊ: Multiculturalismo, Tradição e Modernização em Religiões Afro-Brasileiras