AS RELIGIÕES AFRO-RIOGRANDENSES NA VISÃO DE DEZ AGENTES RELIGIOSOS QUE JÁ PARTIRAM

Autores

  • Ari Pedro Oro UFRGS

Palavras-chave:

Religiões afro-riograndenses. Batuque. Rio Grande do Sul. Ancestralidade.

Resumo

O texto explora o conteúdo de dez entrevistasconcedidas ao autor nas décadas de1980 e 1990 por oito pais e duas mães-desantodo Batuque de Porto Alegre que hojejá não se encontram mais entre nós. Ver-se-á, inicialmente, que os mesmos destacavamo seu forte vínculo às linhagens religiosase à ancestralidade do Batuque. Nasequência serão analisados alguns tópicosdas religiões afro-rio-grandenses em relaçãoaos quais eles se mostravam bastantecríticos. Enfim, serão destacadas as expectativasem relação ao futuro das religiõesafro-rio-grandenses. Neste caso, unsse mostravam mais otimistas e outrosmais pessimistas, não havendo, portanto,uma homogeneidade de considerações sobreesta questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ari Pedro Oro, UFRGS

Ari Pedro Oro é professor de Antropologia naUniversidade Federal do Rio Grande do Sul,pesquisador do CNPq e membro do Núcleo deEstudos da Religião (NER/UFRGS). Realizoudoutorado na Universidade de Paris III, em1985. É autor, entre outros, dos livros Axé Mercosul(1999) e Transnacionalização Religiosa(2012), este em co-autoria. Pesquisa, atualmente,as relações entre religião e politica no Brasile o tema da transnacionalização religiosa.

Downloads

Publicado

2014-09-25

Como Citar

Oro, A. P. (2014). AS RELIGIÕES AFRO-RIOGRANDENSES NA VISÃO DE DEZ AGENTES RELIGIOSOS QUE JÁ PARTIRAM. Revista Pós Ciências Sociais, 11(21). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/2870

Edição

Seção

DOSSIÊ: Multiculturalismo, Tradição e Modernização em Religiões Afro-Brasileiras