SOCIABILIDADE FESTIVA E AÇÃO EDUCATIVA EM ESPAÇO PÚBLICO EM BELÉM-PARÁ
Palavras-chave:
Sociabilidade festiva. Ação educativa. Educação cultural.Resumo
Este artigo busca analisar algumas relaçõesentre sociabilidade festiva e ação educativaem bairros de periferia de Belém-Pará, atravésda apropriação e uso de determinadosespaços do bairro, transformados, em diasde eventos festivos, em “espaços culturais”onde se misturam o público e o privado,através de práticas de produção, troca, consumoe circulação de bens simbólicos relacionadosàs festas populares. Ao enfatizar apresença de relações criativas e produtivasentre as formas de sociabilidade local, aanálise busca demonstrar que a sociabilidadefestiva presente nesses eventos pode serpercebida pelos sujeitos como um processointerativo e lúdico, capaz de gerar condiçõespara a transmissão de saberes e práticas cotidianasrelativas à produção das festas populares,em um processo de ação educativadenominado, pelos próprios sujeitos, de“educação cultural.”Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-09-02
Como Citar
Rodrigues, C. I., & Ferreira, C. P. (2014). SOCIABILIDADE FESTIVA E AÇÃO EDUCATIVA EM ESPAÇO PÚBLICO EM BELÉM-PARÁ. Revista Pós Ciências Sociais, 10(20). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/2818
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos autorais Revista Pós Ciências SociaisEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.