SOCIABILIDADE FESTIVA E AÇÃO EDUCATIVA EM ESPAÇO PÚBLICO EM BELÉM-PARÁ

Autores

  • Carmem Izabel Rodrigues UFPA
  • Clélio Palheta Ferreira UFPA

Palavras-chave:

Sociabilidade festiva. Ação educativa. Educação cultural.

Resumo

Este artigo busca analisar algumas relaçõesentre sociabilidade festiva e ação educativaem bairros de periferia de Belém-Pará, atravésda apropriação e uso de determinadosespaços do bairro, transformados, em diasde eventos festivos, em “espaços culturais”onde se misturam o público e o privado,através de práticas de produção, troca, consumoe circulação de bens simbólicos relacionadosàs festas populares. Ao enfatizar apresença de relações criativas e produtivasentre as formas de sociabilidade local, aanálise busca demonstrar que a sociabilidadefestiva presente nesses eventos pode serpercebida pelos sujeitos como um processointerativo e lúdico, capaz de gerar condiçõespara a transmissão de saberes e práticas cotidianasrelativas à produção das festas populares,em um processo de ação educativadenominado, pelos próprios sujeitos, de“educação cultural.”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Izabel Rodrigues, UFPA

Carmem Izabel Rodrigues é doutora em Antropologiapela Universidade Federal de Pernambucoe docente da Faculdade de CiênciasSociais e do programa de Pós-Graduação emCiências Sociais – PPGCS da Universidade Federaldo Pará – UFPA.

Clélio Palheta Ferreira, UFPA

Clélio Palheta Ferreira é graduado em CiênciasSociais-Antropologia pela UniversidadeFederal do Pará – UFPA e mestre em CiênciasSociais-Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – PPGCS daUniversidade Federal do Pará – UFPA.

Downloads

Publicado

2014-09-02

Como Citar

Rodrigues, C. I., & Ferreira, C. P. (2014). SOCIABILIDADE FESTIVA E AÇÃO EDUCATIVA EM ESPAÇO PÚBLICO EM BELÉM-PARÁ. Revista Pós Ciências Sociais, 10(20). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/2818