CONFLITOS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA E A CONSTRUÇÃO DE CATEGORIAS SOCIOLÓGICAS E JURÍDICAS: análise da expressão “povos e comunidades tradicionais ”

Autores

  • Horácio Antunes de Sant’Ana Júnior UFMA
  • Ana Caroline Pires Miranda UFMA

Palavras-chave:

Povos e comunidades tradicionais. Conflitos ambientais. Reservas extrativistas. Território. Terras tradicionalmente ocupadas.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar oprocesso de construção sociológica e jurídicada categoria “povos e comunidadestradicionais”. Neste intuito, destacam-sealguns aspectos relacionados ao processode construção legislativa e de conceituaçãojurídica desses grupos, com destaquepara as discussões em torno da elaboraçãoe aprovação da Lei nº 9.985/2000 e do Decretonº 6.040/2007. Analisa-se, ainda, oprocesso de criação e apropriação da categoria,relacionando as discussões internacionaisvoltadas para a sua legitimaçãocom as iniciativas direcionadas para o fortalecimentode movimentos sociais locais– sobretudo, no âmbito dos conflitos sociaisvivenciados na Amazônia, a partirda década de 1980. Por fim, objetiva-secompreender como se dá o processo deconstituição de movimentos sociais que searticulam em torno da defesa das “terrastradicionalmente ocupadas”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Horácio Antunes de Sant’Ana Júnior, UFMA

Horácio Antunes de Sant’Ana Júnior é doutorem Ciências Humanas (Sociologia) peloPrograma de Pós-graduação em Sociologia eAntropologia da Universidade Federal do Riode Janeiro (2002). Atua na UniversidadeFederal do Maranhão, como professorassociado do Departamento de Sociologia eAntropologia (DESOC), professor permanentedos Programas de Pós-graduação em CiênciasSociais (PPGCSoc) e Políticas Públicas (PGPP).É líder do Grupo de Estudos: Desenvolvimento,Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA). Ébolsista de Produtividade do Conselho Nacionalde Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq), Nível 2. Tem experiência na áreade Sociologia, com ênfase em Sociologia Ambiental,atuando principalmente nos seguintestemas: conflitos socioambientais, projetos dedesenvolvimento, meio ambiente, modernidade,desenvolvimento.

Ana Caroline Pires Miranda, UFMA

Ana Caroline Pires Miranda é graduada emCiências Sociais e Direito pela UniversidadeFederal do Maranhão. Mestre e doutoranda emCiências Sociais pelo Programa de Pós-graduaçãoem Ciências Sociais da Universidade Federaldo Maranhão. É ainda professora de DireitoPúblico do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Downloads

Publicado

2004-09-01

Como Citar

Sant’Ana Júnior, H. A. de, & Miranda, A. C. P. (2004). CONFLITOS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA E A CONSTRUÇÃO DE CATEGORIAS SOCIOLÓGICAS E JURÍDICAS: análise da expressão “povos e comunidades tradicionais ”. Revista Pós Ciências Sociais, 10(20). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/2816

Edição

Seção

DOSSIÊ: Sociedade, Mercado e Sustentabilidade