COMO AVALIAR A EFICÁCIA AMBIENTAL DO DISPOSITIVO DE CERTIFICAÇÃO FLORESTAL DO FSC? desafios e proposições metodológicas

Autores

  • Stéphane Guéneau CIRAD/UnB

Palavras-chave:

Certificação florestal. Avaliação dos impactos. FSC. Eficácia ambiental.

Resumo

Os dispositivos voluntários de certificaçãodesempenham um papel crescente na governançaambiental global. A certificaçãodo Forest Stewardship Council (FSC) é emblemáticadessas novas formas de governançaambiental que são baseadas em valoresde mercado. Muitos estudos sobre osimpactos do FSC foram realizados, contudo,os efeitos da certificação do FSC continuama ser objeto de controvérsias. Estetrabalho identificou três desafios que apesquisa tem que enfrentar, afim de avaliara certificação do FSC à luz da sua eficáciaambiental: a elaboração de um referencial,a ampliação e contextualização doperímetro de avaliação e a análise do conjuntodas medidas de gestão que contribuempara a obtenção de resultados ambientaisconstatados antes de se debruçarsobre o papel específico da certificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stéphane Guéneau, CIRAD/UnB

Stéphane Guéneau é mestre em Economia doDesenvolvimento Agrícola e Rural e Doutor emCiências Ambientais. Atua como pesquisadordo Centre de Cooperation Internationale em RechercheAgronomique pour le Développement -CIRAD e, atualmente, é pesquisador colaboradordo Centro de Desenvolvimento Sustentável(CDS) da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2014-09-01

Como Citar

Guéneau, S. (2014). COMO AVALIAR A EFICÁCIA AMBIENTAL DO DISPOSITIVO DE CERTIFICAÇÃO FLORESTAL DO FSC? desafios e proposições metodológicas. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 10(20). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/2811

Edição

Seção

DOSSIÊ: Sociedade, Mercado e Sustentabilidade