TRANSFORMAÇÕES RECENTES NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NA REGIÃO DE IMPERATRIZ E O PROCESSO DE ADOÇÃO DE INOVAÇÕES POR PRODUTORES DE LEITE E QUEIJO<br/><br/>RECENT TRANSFORMATIONS IN THE PRODUCTION CHAIN OF MILK IN THE IMPERATRIZ REGION AND THE MILK AND CHEESE PRODUCERS' PROCESS OF ADOPTING INNOVATIONS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v18n2p289-310

Palavras-chave:

Indústria de laticínios, Cadeia de valor, Convenção de qualidade, Inovação | Milk products industry, Value chain, Quality convention, Innovation

Resumo

Este artigo analisa algumas transformações que vêm ocorrendo na cadeia produtiva do leite no Maranhão, a partir de dois níveis da relação entre produtores de leite e laticínios e da inserção desses laticínios no mercado nacional de produtos lácteos. A pesquisa foi realizada na região de Imperatriz, que concentra a maior bacia leiteira do estado do Maranhão e o maior número de laticínios do estado. Os dados utilizados para a análise, envolvem entrevistas feitas com dirigentes de laticínios, bem como informações secundárias levantadas no Censo Agropecuário de 2017 (IBGE) e nas agências estatais responsáveis pelas ações de vigilância sanitária. Os resultados obtidos apontam: a) para uma modificação importante na relação entre produtores de leite e laticínios, que, a partir dos resultados obtidos pela campanha contra o leite clandestino, diminui a participação dos laticínios informais – as chamadas “queijeiras” – na cadeia produtiva, o que significou o de uma convenção de qualidade de tipo industrial (BOISARD; LETABLIER, 1987) no processo de produção, coleta e beneficiamento do leite; e b) para a identificação de um processo de aprimoramento (upgrading) da indústria de laticínio regional, com o desenvolvimento de novos produtos e ampliação da capacidade produtiva.

Abstract

This paper analyses the construction of the Inovar-Auto programme, a Brazilian industrial policy devised with the goal of boosting investment in research, development and engineering in the automotive industry. The purpose of this discussion is that of contributing to define the corporate strategies of industrial groups in the automotive industry, showing how the industrial policies for the sector are carved out to measure, in order to protect the interests of those companies that have been in Brazil the longest. Inovar-Auto could possibly have resulted from social processes responsible for structuring the relationships between incumbent organisations and challengers within the automotive market. In other words, its appearance is due to the fall in prices resulting from the entry of new challengers onto the national market, and the response given by the incumbent companies to the increased competition, through reinforcement of rules, laws for protection, and other ways of being able to prevent any movement for the transformation of the economic and social order.

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

Lima Neto, E., Carneiro, J. F., & Carneiro, M. S. (2021). TRANSFORMAÇÕES RECENTES NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NA REGIÃO DE IMPERATRIZ E O PROCESSO DE ADOÇÃO DE INOVAÇÕES POR PRODUTORES DE LEITE E QUEIJO&lt;br/&gt;&lt;br/&gt;RECENT TRANSFORMATIONS IN THE PRODUCTION CHAIN OF MILK IN THE IMPERATRIZ REGION AND THE MILK AND CHEESE PRODUCERS’ PROCESS OF ADOPTING INNOVATIONS. Revista Pós Ciências Sociais, 18(2), 289–310. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v18n2p289-310