O AMOR LÍQUIDO COMO LUGAR-COMUM: APROPRIAÇÕES NÃO SOCIOLÓGICAS DE ZYGMUNT BAUMAN EM MÍDIAS DIGITAIS <br/><br/> THE LIQUID LOVE AS COMMONPLACE: NON-SOCIOLOGICAL APPROPRIATIONS OF ZYGMUNT BAUMAN IN DIGITAL MEDIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v18n1p25-42

Palavras-chave:

Senso comum, Amor líquido, Amor romântico, Mídias digitais | Common sense, Liquid love, Romantic love, Digital media

Resumo

O texto aborda apropriações da noção de amor líquido no senso comum, buscando compreender os sentidos que este adquire e os posicionamentos morais que evocam entre usuários de mídias digitais. Partiu-se de publicações achadas em mídias sociais, sítios de cultura colaborativa e autoconhecimento e buscou-se elaborar uma reflexão teórica a fim de analisar as circunstâncias culturais e históricas dessas manifestações. A discussão se concentra em três linhas: a historicização do pensamento romântico; a liquidez em Bauman, sua recepção e difusão por usuários das redes; e discursos acerca dos impactos de mídias digitais na vida afetiva-sexual hoje.

ABSTRACT

The text approaches appropriations of the notion of liquid love in common sense, seeking to understand the senses it acquires, and moral positions evoked by them among digital media users. It was based on publications found in social media, sites of collaborative culture and self-knowledge and sought to elaborate a theoretical reflection in order to analyze the cultural and historical circumstances of these manifestations. The discussion focuses on three lines: the historicization of romantic thinking; the liquidity in Bauman, its reception and diffusion by internet users and discourses about the impacts of digital media in the affective-sexual life today

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Publicado

2021-01-16

Como Citar

Rossi, T. C. (2021). O AMOR LÍQUIDO COMO LUGAR-COMUM: APROPRIAÇÕES NÃO SOCIOLÓGICAS DE ZYGMUNT BAUMAN EM MÍDIAS DIGITAIS &lt;br/&gt;&lt;br/&gt; THE LIQUID LOVE AS COMMONPLACE: NON-SOCIOLOGICAL APPROPRIATIONS OF ZYGMUNT BAUMAN IN DIGITAL MEDIA. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 18(1), 25–42. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v18n1p25-42