Elas na academia: a autoria feminina no currículo do curso de letras da UFPR

Autores

  • Leticia Pilger da Silva Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Clarissa Loyola Comin Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Ranieri Emanuele Mastroberardino

Palavras-chave:

Literatura. Currículo. Mulheres. Cânone. UFPR.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de cunho etnográfico realizado no curso de Letras da
Universidade Federal do Paraná acerca da leitura de textos de autoria feminina em uma disciplina
de literatura. O foco do recorte aqui realizado é, através da análise dos programas de disciplina e de
entrevista com os docentes, ver a percepção de dois docentes da instituição em relação ao silenciamento
de escritoras nas leituras do curso. Além disso, a partir das reflexões de Elódia Xavier (1999),
Anna Faedrich (2012; 2017), Rita Therezinha Schmidt (2011; 2012), Thomas Popkewitz (2010), Rita
Felski (2003) e Luiza Lobo (1999), repensar o cânone na instituição e cruzar a voz dos alunos com a
voz do professor. A pesquisa mostrou que, por mais que a disciplina analisada seja de literatura contemporânea
e a atual conjuntura dê maior voz às escritoras, ainda há discrepância no número de textos
escritos por homens e por mulheres; porém, os professores estão modificando tal fato na sua prática
docente e, mais importante, fazendo-o a partir do diálogo com os alunos.

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Biografia do Autor

Leticia Pilger da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

É mestranda em Estudos Literários pelo programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal
do Paraná (UFPR).

Clarissa Loyola Comin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

É professora do curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e doutoranda
em Estudos Literários pelo programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal do
Paraná (UFPR).

Ranieri Emanuele Mastroberardino

É mestrando em Estudos Literários pela pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná
(UFPR).

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Publicado

2018-08-16

Como Citar

da Silva, L. P., Comin, C. L., & Mastroberardino, R. E. (2018). Elas na academia: a autoria feminina no currículo do curso de letras da UFPR. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(especial), 121–138. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9583

Edição

Seção

Dossiê Mulheres: Literatura