O vídeo como ferramenta tecnológica no processo de aquisição do conhecimento de Filosofia no 6ºano do Ensino Fundamental

Autores

  • Cristiane Alvares Costa Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Rita de Cássia Oliveira

Palavras-chave:

Vídeo-Tecnologia. Ensino. Filosofia. Formação.

Resumo

A iniciação filosófica, de crianças e jovens na educação básica, inicia-se, muitas vezes, a partir do
6ºano do ensino fundamental. O ensino de Filosofia, como problema filosófico, deve fazer parte do
contexto do aluno, estando presente nas ações de vida e contexto de sala de aula, sendo complementado
com diferentes recursos como: filme, música, imagem que traga a discussão, reflexão, não se
prendendo apenas aos aspectos práticos, mas orientados pelos textos filosóficos pautados no currículo
de Filosofia na proposta da Educação Básica. O objetivo deste estudo é apresentar contribuições do
vídeo como ferramenta tecnológica no processo ensino- aprendizagem de forma lúdica, dinâmica no
ensino de Filosofia do 6º ano do ensino fundamental através do filme, especificamente, do desenho
animado, que viabiliza abordagens sobre temáticas que envolvam questões de gênero, moral, ética,
criação de conceitos e identidade. Partindo deste contexto, propõe-se um estudo bibliográfico. Para
referenciar o tema, nos reportamos aos autores Kenski (2008), Moran (2000), Chauí (2003), Kohan
(2004), Foucault (2004), Lévy (1997) entre outros.

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Biografia do Autor

Cristiane Alvares Costa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestranda em Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA.
Pedagoga Psicopedagoga. Membro do Grupo de Pesquisa GRUPEFEB Grupo de Pesquisa e
Ensino de Filosofia da Educação Básica vinculado ao Programa de Pós-Graduação PPGEEB-UFMA,
Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem na Educação Básica.

Rita de Cássia Oliveira

Possui Graduação em FILOSOFIA pela Universidade Federal do Maranhão (1993), Mestrado em
Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora adjunta lV da Universidade
Federal do Maranhão. É Professora Permanente do Mestrado em Letras-PGLetras, com linha de
pesquisa em Hermenêutica e Literatura. É professora do quadro permanente do Mestrado Profissional
em Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB -, com linha de pesquisa em Ensino de Filosofia
na Educação Básica. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Francesa
Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Memória, Tempo, História, Poesia,
Metáfora, Educação e Ensino

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Publicado

2018-08-15

Como Citar

Costa, C. A., & Oliveira, R. de C. (2018). O vídeo como ferramenta tecnológica no processo de aquisição do conhecimento de Filosofia no 6ºano do Ensino Fundamental. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(1), 69–82. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9315

Edição

Seção

Artigos