Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital

Autores

  • Walline Alves Oliveira Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Ricieri Carlini Zorzal Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • José Ribamar Ferreira Júnior Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Cibercultura. Música. Indústria Fonográfica. Cultura Pop.

Resumo

Este artigo tem por objetivo contribuir para o debate acerca dos agenciamentos de artistas independentes, que utilizam mídias sociais digitais como forma prioritária de propagação de suas artes, mas que, ao mesmo tempo, buscam uma difundida visibilidade que somente os tradicionais meios midiáticos de divulgação artística, tais como gravadoras e produtoras musicais, conseguem viabilizar. Devido ao seu caráter pioneiro, tomamos como referência a carreira da cantora Mallu Magalhães, iniciada por intermédio dos meios de comunicação digitais; e, posteriormente, conduzida pelos padrões de mercado fonográfico. 


Palavras chave: Cibercultura. Música. Indústria Fonográfica. Cultura Pop.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walline Alves Oliveira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão.

Ricieri Carlini Zorzal, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Docente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão. Mestre e Doutor em Música. 

José Ribamar Ferreira Júnior, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui Graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), concluída em 1989. Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluído em 1995 e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluído em 2000. Fez Pós-Doutorado em Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), concluído em 2004. Atualmente é professor Associado IV do Curso de Jornalismo e do Mestrado em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão. Foi coordenador operacional do MINTER (Mestrado Interinstitucional) em Comunicação, parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de 2009 a 2011. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, semiótica, linguagem, design gráfico e literatura.

Downloads

Publicado

2017-07-17

Como Citar

Oliveira, W. A., Zorzal, R. C., & Ferreira Júnior, J. R. (2017). Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 53–64. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7221

Edição

Seção

Artigos