O lugar dos excluídos em uma São Luís em ruínas: um olhar sobre o romance Vencidos e Degenerados

Autores

Palavras-chave:

Excluídos. Novos Atenienses. Literatura e sociedade.

Resumo

O presente artigo, com base no romance Vencidos e Degenerados (1915), do escritor José do Nascimento Moraes, expõe um olhar acerca do cotidiano dos excluídos em uma São Luís perpassada pelo decaimento social. Para tanto, discorreremos acerca de dois eixos analíticos: a abolição da escravidão dos negros e mulatos e o posterior lugar e discursos em torno deles, bem como os embates em relação ao desenvolvimento das letras fomentado pela arraia miúda – intelectuais que, devido à posição que ocupam no seio social e à falta de investimentos para permanecer no torrão natal – veem-se cerceados quanto ao ofício de escrever e divulgar suas ideias. É importante ressaltar que a narrativa insere-se no período de revivência intelectual idealizado pelo grupo dos Novos Atenienses, o qual se  destacou pelo desejo de reavivar o mito da Atenas Brasileira.


Palavras-chave: Excluídos. Novos Atenienses. Literatura e sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Dino Costa Cavalcante, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1995), mestrado e doutorado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2000/2005). É professor adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. É membro permanente do corpo docente do Mestrado em Letras da UFMA. 

Paloma Veras Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão

Referências

BORRALHO, José Henrique de Paula. Uma athenas equinocial: a literatura e a fundação de um Maranhão no Império brasileiro. São Luís: Edfunc, 2010.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 9 ed. São Paulo: Editora Nacional, 2006.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. de Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. 3. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

EAGLETON, Terry. Marxismo e crítica literária. Trad. de Matheus Corrêa. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

GOLDMANN, Lucien. Sociologia do romance. Trad. de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LEÃO, Ricardo (Ricardo André Ferreira Martins). Os atenienses e a invenção do cânone nacional. 2. ed. São Luís: Instituto Geia, 2013.

LOBO, Antônio. Os Novos atenienses. São Luís: AML/EDUEMA, 2008.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. 34. ed. São Paulo: Duas cidades, 2000

MARTINS, Manoel de Jesus Barros. Operários da saudade: os novos atenienses e a invenção do Maranhão. São Luís: Edufma, 2006.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2013.

MORAES, José do Nascimento. Vencidos e Degenerados. 4 ed. São Luís: Centro Cultural Nascimento Moraes, 2000.

POUND, Ezra Pound. ABC da literatura. Tradução de Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1997.

SHÜLER, Donaldo. Teoria do Romance. São Paulo: Editora Ática, 1989.

Downloads

Publicado

2017-07-17

Como Citar

Cavalcante, J. D. C., & Pereira, P. V. (2017). O lugar dos excluídos em uma São Luís em ruínas: um olhar sobre o romance Vencidos e Degenerados. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 65–81. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6608

Edição

Seção

Artigos