“A Rainha da Solidão”: Um desenho poético do lugar ao “não-lugar” do Teatro

Autores

  • Cássia Pires Universidade Federal do Maranhão Departamento de Artes

Palavras-chave:

Performance. Alteridade. Espaço Urbano. Espectador. Educação.

Resumo

A Performance é tema recorrente para discutir a contemporaneidade e suas implicações no ambiente cênico acadêmico. Esse trabalho traz reflexões sobre essa linguagem artística, bem como nos leva a imergir no espaço cênico e transitando no espaço do Não-lugar, assim chamado por Marc Augé aos lugares de passagem, sem identidade ou memórias. É o experimento artístico performativo intitulado “A Rainha da Solidão” que, ao pretender estabelecer um diálogo com os transeuntes, nos lança o olhar no espaço do não-lugar levantando reflexões frente à supermodernidade, a era dos excessos, alargando assim o diálogo entre a arte e a contemporaneidade a partir de um desenho poético na cena urbana. 


Palavras-chave: Performance. Alteridade. Espaço Urbano. Espectador. Educação.

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Biografia do Autor

Cássia Pires, Universidade Federal do Maranhão Departamento de Artes

Bolsista CAPES; Doutoranda em Artes da Universidade de Lisboa – UL (Portugal) e Docente do departamento de Artes, curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão - UFMA (Brasil). Atriz, performer e diretora teatral. Sócia fundadora da Abluir Produções Artísticas.

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Publicado

2017-07-17

Como Citar

Pires, C. (2017). “A Rainha da Solidão”: Um desenho poético do lugar ao “não-lugar” do Teatro. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 11–20. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6593

Edição

Seção

Artigos