A ESTIGMATIZAÇÃO DA LOUCURA E A EXCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Greyce Kelly Cruz de Sousa França Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Helysson Assunção França Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Palavras-chave:

estigmatização, loucura, exclusão, direitos.

Resumo

O presente trabalho trata da estigmatização da loucura como mecanismo que contribui para o processo de exclusão social e aponta para a necessidade de superação desse processo. O objetivo desta pesquisa é colaborar para que um novo entendimento acerca da loucura possa ser alcançado a fim de propiciar a garantia do direito dos portadores de transtornos mentais ao convívio em sociedade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica na qual constatou-se a estigmatização como um processo constituído e reforçado socialmente, comprometendo as relações sociais dos indivíduos em questão e confiscando-lhes certos direitos que, não obstantes, devem ser assegurados.

Palavras-chave: estigmatização; loucura; exclusão; direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greyce Kelly Cruz de Sousa França, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Psicóloga; Graduada pela Universidade Federal do Maranhão

Helysson Assunção França, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Advogado; Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

França, G. K. C. de S., & França, H. A. (2016). A ESTIGMATIZAÇÃO DA LOUCURA E A EXCLUSÃO SOCIAL. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 65–81. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/4541

Edição

Seção

Artigos