POESIA CONCRETA E PROGRAMAÇÃO VISUAL NOS JORNAIS IMPRESSOS: entrevista com Décio Pignatari

Autores

  • José Ferreira Junior

Palavras-chave:

Jornais brasileiros, Diagramação de jornal, Reformas gráficas

Resumo

O poeta, designer, publicitário, tradutor, crítico  literário, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Décio Pignatari, morto em 2 de dezembro de 2012, aos 85 anos, foi um intelectual brasileiro cuja atuação percorreu diversas maneiras de expressão artística, tendo destaque na Literatura por ser, juntamente com os irmãos Haroldo e Augusto de Campos, fundador  do movimento  concretista no Brasil há 60 anos. Trata-se, sem dúvida, de um talento interdisciplinar, que percorreu empírica e teoricamente por áreas do saber que, somente nas últimas décadas, tiveram reconhecidas as pontes que sempre as ligaram, mas que ainda hoje sofrem oposição de espíritos pouco afeitos a abordagens fora do âmbito disciplinar. Décio Pignatari, por exemplo, é o criador da sigla LUBRAX, óleo lubrificante da Petrobras, criação publicitária que conjuga a inventividade poética com a eficiência da mensagem publicitária: verbal, sonora e visualmente. Na manhã de 11 de dezembro de 1998, o poeta me recebeu em sua residência, no bairro de Perdizes em São Paulo, para uma conversa sobre a contribuição da poesia concreta para as reformas gráficas pelas quais passaram os jornais brasileiros durante o século XX, objeto de minha pesquisa no doutorado, à época, na PUC-SP. Selecionei alguns trechos da entrevista para este número inaugural da RICS, publicação que vem ao encontro do desejo atual de divulgar todo pensamento alicerçado numa postura interdisciplinar e sem maiores embaraços em atravessar fronteiras do conhecimento em busca de uma leitura rizomática no campo das Ciências Humanas e das Ciências Sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ferreira Junior

Doutor  em  Comunicação e Semiótica  pela  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Pós-Doutorado em Literatura pela Faculdade  de  Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) da Universidade de São  Paulo  (FFLCH-USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Como Citar

Ferreira Junior, J. (2016). POESIA CONCRETA E PROGRAMAÇÃO VISUAL NOS JORNAIS IMPRESSOS: entrevista com Décio Pignatari. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 219–226. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/4366

Edição

Seção

Entrevista