Reflexão: motivação e experiência educacionais dos alunos no período da pandemia

Autores

  • LUIZ MANOEL LOPES UFSCAR
  • JOSÉ EDISON TEIXEIRA DA SILVA Prefeitura Municipal do Crato - CE.
  • MARIA DE LOURDES DE ANDRADE UEPB
  • ESPEDITO ANTÔNIO SARAIVA DA CRUZ EEEM Amália Xavier \Juazeiro do Norte-CE.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v6n2p142-155

Palavras-chave:

Dificuldades. Motivação dos Docentes. COVID-19. Aulas à distância.

Resumo

 

 

RESUMO

Este trabalho traz uma reflexão exploratória sobre os desafios que os discentes precisam enfrentar para estudar, no que diz respeito à motivação pessoal, incentivo familiar e aprendizagem como um todo, no período do enfrentamento da COVID-19, onde as escolas estão atuando com o método de educação à distância. Partindo do pressuposto que existe uma tentativa fracassada de dar continuidade as aulas no intuito de terminar o ano letivo ainda em 2020. Para este debate, será feito um estudo de trabalhos já concluídos no período da pandemia e documentos oficiais. Os nossos resultados mostram que mesmo com o esforço do governo e maior dos professores para transmitir uma educação de qualidade, a maior parte dos estudantes não tem em casa a motivação e o incentivo necessário para abstrair o conteúdo com qualidade.

 Palavras chave:  Dificuldades. Motivação dos Docentes. COVID-19. Aulas à distância.

 

Reflection: students 'educational motivation and experience in the pandemic period

ABSTRACT

This work brings an exploratory reflection on the challenges that decent people need to face in order to study, in what disrespects personal motivation, family encouragement and learning as a whole, in the period of confrontation with COVID-19, where schools are working with the method of distance education. Based on the assumption that there is an unsuccessful attempt to continue classes in order to end the school year in 2020. For this debate, a study of works already completed during the pandemic period and official documents will be made. Our results show that even with the effort of the government and the greatest number of teachers to transmit quality education, most students do not have the motivation and incentive necessary to abstract the content with quality at home.

Keywords: Difficulties. Teachers' Motivation. COVID-19. Distance classes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LUIZ MANOEL LOPES, UFSCAR

 

Doutor  em  Filosofofia (UFSCAR).

Professor de  Filosofia da Universidade  Federal do Cariri/  Campus - Juazeiro do Norte.

 

 

JOSÉ EDISON TEIXEIRA DA SILVA, Prefeitura Municipal do Crato - CE.

 

 

Professor do Ensino Fundamental I \ Prefeitura Municipal do Crato_CE.

 

 

MARIA DE LOURDES DE ANDRADE, UEPB

Especialização em Língua Portuguesa Arte e Educação\URCA.Graduação em Serviço Social\UEPB.

 

 

 

ESPEDITO ANTÔNIO SARAIVA DA CRUZ, EEEM Amália Xavier \Juazeiro do Norte-CE.

Especialização em Ensino de Historia\UFPE Licenciatura Plena em Historia\FAFOPA\PE.

Professor de Historia  EEEM Amália Xavier \Juazeiro do Norte-CE.

 

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

LOPES, L. M., SILVA, J. E. T. D., ANDRADE, M. D. L. D., & CRUZ, E. A. S. D. (2020). Reflexão: motivação e experiência educacionais dos alunos no período da pandemia. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 142–155. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v6n2p142-155

Edição

Seção

Dossiê - A pandemia de Covid-19 e suas implicações nas relações sociais no mundo pós-pandêmico