Deleuze e o Cinema: a tendência aquosa no cristal rachado em Jean Renoir

Autores

  • TARSILA COSTA CONRADO DOS SANTOS Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Resumo

 

Objetiva-se por meio da taxonomia dos cristais de tempo realizada por Gilles Deleuze em seu livro Cinema 2: a imagem-tempo (2005), apresentar uma cartografia do cristal rachado demonstrando possíveis intercessões de tendências e texturas de qualidade aquosa e transitória entre os planos cinematográficos de Jean Renoir (1894-1979), sobretudo, no filme A carruagem de ouro (1952), entre a pintura de Edgar Degas (1834-1917) A primeira bailarina (1876), assim como, o sistema cristalino monoclínico por onde um terceiro lado diagonal já evidencia uma rachadura. O objetivo deste artigo é assinalar permeabilidades qualitativas de tendência e textura aquosas no cristal rachado em suas distintas expressões: no plano de imanência em suas variações, nos planos de composição em suas variedades, nos planos de referência em suas variáveis. Farei um relato do processo metamórfico pelo qual as descrições cristalinas em suas expressões físicas e metafísicas manifestam-se em uma multiplicidade advinda da dimensão inorgânica do tempo.

Palavras-chave: Gilles Deleuze. Imagem-tempo. Cristais de tempo. Cristal rachado. Jean Renoir. Cinema.

 

Deleuze and the Cinema: the watery tendency in cracked crystal in Jean Renoir

ABSTRACT

Through Gilles Deleuze's taxonomy of time crystals in his book Cinema 2: the image-time (2005), we present a cracked crystal cartography showing possible intercessions of trends and textures of watery and transient quality between the planes by Jean Renoir (1894-1979), especially in the film The Golden Carriage (1952), between the painting by Edgar Degas (1834-1917) The First Ballerina (1876), as well as the monoclinic crystalline system through which a The third diagonal side already shows a crack. The aim of this paper is to point out qualitative permeability of aqueous trend and texture in the cracked crystal in its different expressions: in the plane of immanence in its variations, in the planes of composition in its varieties, in the reference planes in its variables. I will give an account of the metamorphic process by which the crystalline descriptions in their physical and metaphysical expressions manifest in a multiplicity arising from the inorganic dimension of time.

Keywords: Gilles Deleuze. Picture-time. Crystals of time. Cracked Crystal Jean Renoir Movie theater.


[1] Artigo submetido para avaliação em 05/11/2019 e aprovado em 10/11/2019.

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Biografia do Autor

TARSILA COSTA CONRADO DOS SANTOS, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Mestre em Filosofia (PPGFIL-UERJ) / Doutoranda pelo PPGFIL-UERJ.

 

 

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

DOS SANTOS, T. C. C. (2019). Deleuze e o Cinema: a tendência aquosa no cristal rachado em Jean Renoir. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 5(2), 186–201. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/13010

Edição

Seção

Arte, devir e resistência