Falando do Corpo, Calando a Cultura: Discursos sobre o Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio

Autores

  • JACKSON RONIE SÁ-SILVA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
  • JUCENILDE THALISSA DE OLIVEIRA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
  • FERNANDO VINÍCIUS PEREIRA DE ALMEIDA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
  • MARCOS FELIPE SILVA DUARTE Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Resumo

 

O corpo humano possui um conjunto de significados que vão além da materialidade biológica. Ele é uma construção social. Os Estudos Culturais em Educação compreendem que a escola possui um papel determinante na construção das identidades dos indivíduos e encontra-se permeada de pedagogias culturais. Os livros didáticos são artefatos culturais que comunicam sobre como ser e estar na sociedade, podendo reforçar estereótipos e exclusões. Objetivou-se analisar os discursos sobre o corpo humano presentes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio utilizados em escolas da rede pública de ensino de São Luís, Maranhão. O estudo revelou que os conteúdos biológicos sobre o corpo humano são preponderantes em relação às informações de perspectiva sociocultural. Biologia, Anatomia e Fisiologia corporal são abordadas com prioridade e demonstram o reforço à representação cartesiana do corpo considerado máquina, saudável e apto à reprodução. Sugere-se repensar tais discursos e que se inclua discussões sociais e culturais sobre o corpo humano nos livros didáticos de Biologia.

Palavras-chave: Corpo Humano. Livros Didáticos. Estudos Culturais. Ensino de Biologia.

 

Speaking of the Body, Silencing the Culture: Discussions on The Human Body in Textbook of Medium Education Biology in Brazil

ABSTRACT

The human body has a set of meanings that go beyond biological materiality. It is a social construction. The Cultural Studies in Education understand that the school has a determinant role in the construction of the identities of the individuals and is permeated of cultural pedagogies. Textbooks are cultural artifacts that communicate about being and being in society, and can reinforce stereotypes and exclusions. The objective was to analyze the discourses about the human body present in high school biology textbooks used in schools of the public school of São Luís, Maranhão. The study revealed that biological contents on the human body are preponderant in relation to information from a sociocultural perspective. Biology, Anatomy and Body Physiology are addressed with priority and demonstrate the reinforcement to the Cartesian representation of the body considered machine, healthy and fit for reproduction. It is suggested to rethink such discourses and to include social and cultural discussions about the human body in the textbooks of Biology.

Keywords: Human Body. Didactic Books. Cultural Studies. Teaching of Biology.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JACKSON RONIE SÁ-SILVA, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Pós-Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professor Adjunto do Departamento de Química e Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

 

JUCENILDE THALISSA DE OLIVEIRA, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Bolsista de Iniciação Cientifica da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA).

 

 

FERNANDO VINÍCIUS PEREIRA DE ALMEIDA, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

 

MARCOS FELIPE SILVA DUARTE, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)


MARCOS FELIPE SILVA DUARTE4

Licenciando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Bolsista de Iniciação Cientifica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

 

Licenciando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Bolsista de Iniciação Cientifica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília/DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. Belo horizonte: Autêntica, 2000. p. 151-167. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/1230/Guacira-Lopes-Louro-O-Corpo-Educado-pdf-rev.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 jan. 2015.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean; DESLAURIERS, Jean-Pierre; GROULX, Lionel-H.; LAPERRIÈRE, Anne; MAYER, Robert; PIRES, ÁLVARO. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CHEIDA, Luiz Eduardo. Biologia Integrada: Volume Único. São Paulo: FTD, 2003.

CHEIDA, Luiz Eduardo. Biologia Integrada: Caderno de atividades. São Paulo: FTD, 2005.

COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos Culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 23, p. 36-61, maio/ago. 2003.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A educação dos corpos, dos gêneros das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação RBCE, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 71-83 mar. 2010.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje 1. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013a.

LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje 2. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013b.

LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje 3. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013c.

LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e identidade. Educação e realidade, Porto Alegre, v. 25, n.2, p. 59-76, jul./dez. 2000.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo, Cultura e sociedade. In: OLIVEIRA, A. L. A. R. M. de. Os estudos culturais e a questão da diferença. Revista educação em questão. Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Santa Vitória do Palmar/RS, v. 1, n.1, jul. 2009.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomas. Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

SEFFNER, Fernando. Gênero, sexualidade, violência e poder: homens, sexo, violência e poder: dá para mudar esta equação? In: BRASIL, Ministério da Educação. Salto para o futuro: educação para igualdade de gênero, Ano XVIII, Boletim 26, nov. 2008.

SEFFNER, Fernando; FIGLIUZZI, Adriza. Na escola e nas revistas: Reconhecendo pedagogias do gênero, da sexualidade e do corpo. R. FACED, Salvador, n. 19, p. 45-59. jan./jun. 2011.

SILVA, Junior, César; SESSON, Sezar; CALDINI, Júnior, Nelson Biologia 1. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2013a.

SILVA, Junior, César; SESSON, Sezar; CALDINI, Júnior, Nelson Biologia 2. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2013b.

SILVA, Junior, César; SESSON, Sezar; CALDINI, Júnior, Nelson Biologia 3. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2013c.

VIGARELLO, G. As metamorfoses do gordo: história da obesidade no Ocidente – da Idade Média ao século XX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

SÁ-SILVA, J. R., DE OLIVEIRA, J. T., DE ALMEIDA, F. V. P., & DUARTE, M. F. S. (2019). Falando do Corpo, Calando a Cultura: Discursos sobre o Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 5(1), 81–97. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/11956

Edição

Seção

Artigos